FATORES ASSOCIADOS AO ABANDONO DO TRATAMENTO DA TUBERCULOSE: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA

Autores

  • Nytale Lindsay Cardoso Portela Centro de Estudos Superiores de Caxias / Universidade Estadual do Maranhão - CESC/UEMA

DOI:

https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v21i38.321

Resumo

A saúde pública, atualmente, enfrenta um grande desafio: reduzir as taxas de abandono do tratamento da tuberculose. O conhecimento dos fatores associados ao abandono torna-se, portanto, necessário para mudar essa realidade. Este estudo teve como objetivo descrever, a partir de evidências disponíveis na literatura, os principais fatores associados ao abandono do tratamento da tuberculose. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura de 14 artigos publicados no período de 2005 a 2014, nas bases de dados LILACS e SciELO. Como resultado, constatou-se que os fatores associados ao abandono do tratamento da tuberculose podem estar relacionados ao paciente e ao estilo de vida, aos serviços de saúde e à terapêutica. Conclui-se que este estudo é de suma importância para a população, profissionais e gestores, visto que permite o conhecimento dos fatores relacionados ao abandono do tratamento e, por conseguinte, o planejamento de estratégias para diminuir as taxas de abandono.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nytale Lindsay Cardoso Portela, Centro de Estudos Superiores de Caxias / Universidade Estadual do Maranhão - CESC/UEMA

Enfermeira. Especialista em Saúde Pública e Saúde da Família; e Enfermagem do Trabalho. Mestranda em Epidemiologia em Saúde Pública pela Fiocruz. Assistencialista na Unidade de Saúde da Família Santa Maria, São João do Sóter - MA.

Downloads

Publicado

2016-03-10

Como Citar

Cardoso Portela, N. L. (2016). FATORES ASSOCIADOS AO ABANDONO DO TRATAMENTO DA TUBERCULOSE: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA. Revista Univap, 21(38), 15–25. https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v21i38.321