PERFORMANCE DE FERTILIZANTES FOLIARES E CORRELAÇÕES LINEARES EM COMPONENTES DO RENDIMENTO DA SOJA

Vinícius Jardel Szareski, Mauricio Ferrari, Maicon Nardino, Ivan Ricardo Carvalho, Alan Junior de Pelegrin, Gustavo Henrique Demari, Diego Nicolau Follmann, Daniela Meira, Carine Meier, Velci Queiróz de Souza

Resumo


O objetivo foi avaliar a resposta de diferentes fertilizantes foliares aplicados na cultura da soja e as associações lineares entre os componentes do rendimento de grãos, nas condições edafoclimáticas da Região do Alto Uruguai, RS. O experimento foi conduzido em delineamento de blocos casualizados, com três repetições. Os tratamentos testados foram: T1: sem aplicação de bioestimulantes; T2: aplicação de NITAMIN®; T3: aplicação de BIOZIME®; T4: aplicação de Bioamino Extra®; T5: Aplicação de NIPHOKAN®, onde avaliou-se os componentes do rendimento de grãos da soja. A aplicação de micronutrientes e bioestimulantes via foliar não acarreta em aumento no rendimento de grãos da soja, para as condições edafoclimáticas da Região do Alto Uruguai. O rendimento de grãos apresenta correlação positiva com o número de ramificações, número de legumes nas ramificações, número total de legumes, número de grãos por planta e massa de mil grãos.

Palavras-chave


Associações; Bioestimulantes; Glycine max L.; Micronutrientes.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1016

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Revista Univap

Revista UniVap é uma publicação eletrônica (a partir da edição nº 29 passa a ser on-line) editada pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), que tem o intuito de promover a divulgação de pesquisas e estudos, cumprindo a tríplice missão da universidade, de proporcionar ensino, pesquisa e extensão de modo indissociável. Esta publicação incentiva as pesquisas e procura o envolvimento de seus professores e alunos em pesquisas e cogitações de interesse social, educacional, científico ou tecnológico. Aceita artigos originais, não publicados anteriormente, de seus docentes, discentes, bem como de autores da comunidade científica nacional e internacional. Publica artigos, notas científicas, relatos de pesquisa, estudos teóricos, relatos de experiência profissional e resenhas.

- ACESSO ÀS NORMAS GERAIS PARA PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS NA REVISTA UNIVAP

- FLUXOGRAMA DO PROCESSO EDITORIAL


O endereço da revista é http://revista.univap.br/index.php/revistaunivap

 

Atualmente, a Revista UNIVAP possui 9 indexadores:

O Índice de Citações da Revista UNIVAP está disponível por intermédio do Google Acadêmico <https://scholar.google.com.br/citations?user=tmYYoVwAAAAJ&hl=pt-BR>.