DIVERSIDADE DE FUNGOS LIQUENIZADOS DA FAMÍLIA PARMELIACEAE COLETADOS EM UM LEVANTAMENTO “RELÂMPAGO” EM LORENA, SP

Brendon Maximiliano Oliveira da Silva, Danielle Souza da Silva, Elenita Lourenço Leite, Kleverson dos Santos de Souza, Lorane Alice de Abreu Silva, Mayra Cristina Ferreira da Silva, Sabrina Rosa de Oliveira, Vinícius Pereira de Silva, Janaína Maria Gonçalves Santos

Resumo


Os liquens, associações entre fungos e algas unicelulares ou cianobactérias, são encontrados em muitos ambientes sobre vários substratos inclusive sobre troncos de árvores. Os liquens foliosos da família Parmeliaceae são bastante comuns nos ambientes brasileiros. Mesmo sendo comuns há ainda poucos levantamentos da diversidade de liquens em ambientes urbanos. Este estudo realizou um levantamento de espécies de fungos liquenizados por meio de uma coleta relâmpago em 17 forófitos de uma avenida no município de Lorena. Foram coletados 43 talos de liquens dos quais 70% são da família Parmeliaceae e estão distribuídos em seis gêneros e 21 espécies, sendo Parmotrema e Canomaculina os gêneros mais frequentes e Parmotrema tinctorum a espécie mais coletada. Pode se concluir que mesmo em ambientes não ideais, como os urbanos, há diversidade de espécies de fungos liquenizados. 



Palavras-chave


Liquens, levantamento, Parmeliaceae, Parmotrema spp., Canoparmelia spp.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.871

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Revista Univap

Revista UniVap é uma publicação eletrônica (a partir da edição nº 29 passa a ser on-line) editada pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), que tem o intuito de promover a divulgação de pesquisas e estudos, cumprindo a tríplice missão da universidade, de proporcionar ensino, pesquisa e extensão de modo indissociável. Esta publicação incentiva as pesquisas e procura o envolvimento de seus professores e alunos em pesquisas e cogitações de interesse social, educacional, científico ou tecnológico. Aceita artigos originais, não publicados anteriormente, de seus docentes, discentes, bem como de autores da comunidade científica nacional e internacional. Publica artigos, notas científicas, relatos de pesquisa, estudos teóricos, relatos de experiência profissional e resenhas.

- ACESSO ÀS NORMAS GERAIS PARA PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS NA REVISTA UNIVAP

- FLUXOGRAMA DO PROCESSO EDITORIAL


O endereço da revista é http://revista.univap.br/index.php/revistaunivap

 

Atualmente, a Revista UNIVAP possui 9 indexadores:

O Índice de Citações da Revista UNIVAP está disponível por intermédio do Google Acadêmico <https://scholar.google.com.br/citations?user=tmYYoVwAAAAJ&hl=pt-BR>.