ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES ASTRONÔMICAS APRESENTADAS POR PROFESSORES DE CIÊNCIAS, FÍSICA E MATEMÁTICA DA REDE MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS / SP

Autores

  • Edson Pereira Gonzaga Universidade Cruzeiro do Sul
  • Marcos Rincon Voelzke Universidade Cruzeiro do Sul

DOI:

https://doi.org/10.18066/revunivap.v19i34.238

Resumo

Pretende-se, aqui, realizar o levantamento das concepções alternativas acerca dos conceitos básicosda Astronomia, junto aos professores da rede municipal de ensino de São José dos Campos, podendo seestender à rede estadual de ensino e estando em conformidade com documentos legais relacionados aocurrículo das redes de ensino, como O Currículo do Estado de São Paulo e os Parâmetros CurricularesNacionais (PCNs). A ideia de concepções alternativas mencionadas por Langhi (2009) será de extremaimportância, pois acredita-se que, se for possível saber tais concepções antes da intervenção metodológica, serápossível preparar apresentações contextualizadas e propor que os professores relacionem o que sabem com asinformações apresentadas nas sessões de planetário móvel da Universidade Cruzeiro do Sul e, posteriormente,que possam discutir em um fórum de discussões, sob forma de debate, procurando estabelecer conclusõespertinentes ao tema e sua transmissão para estudantes da Educação Básica (EB). Trata-se de um estudo decaso com intervenção metodológica, levantamento quantitativo e análise qualitativa dos dados, sobre osconceitos astronômicos por meio de dois questionários, um antes e outro depois da intervenção, respeitando operíodo de aplicação do estudo, chama-se, aqui, de intervenção metodológica as apresentações de conteúdo noplanetário móvel e as respectivas discussões.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-12-18

Como Citar

Gonzaga, E. P., & Voelzke, M. R. (2013). ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES ASTRONÔMICAS APRESENTADAS POR PROFESSORES DE CIÊNCIAS, FÍSICA E MATEMÁTICA DA REDE MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS / SP. Revista Univap, 19(34), 37–41. https://doi.org/10.18066/revunivap.v19i34.238