LEVANTAMENTO EPIDEMIOLÓGICO DE INFECÇÃO POR ACINETOBACTER SPP EM AMOSTRAS DE HEMOCULTURAS DE UM LABORATÓRIO DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

Vânia Waleska Sousa da Cunha, Antonio Carlos Victor Canettieri, Renata de Cassia Bernardes

Resumo


A presença de infecções na corrente sanguínea representa uma grave complicação na situação de pacientes críticos, podendo aumentar os riscos de morbidade e mortalidade, sendo a hemocultura um importante recurso no diagnóstico do agente microbiano. Entre as bactérias causadoras de bacteriemia, encontramos, frequentemente, a Acinetobacter spp, sendo um patógeno de grande importância clínica devido ao aumento de sua frequência como causa de infecções hospitalares e, também, por, normalmente, apresentar multirresistência aos agentes antimicrobianos de prática clínica. O presente estudo teve como finalidade o levantamento epidemiológico de infecções em hemoculturas causadas pelo gênero Acinetobacter spp em pacientes internados, em hospitais de São José dos Campos-SP, demonstrando sua prevalência no munícipio. Os dados analisados foram fornecidos pelo sistema de um laboratório de análises microbiológicas e utilizados para o levantamento de infecções por Acinetobacter spp em hemoculturas, no período de agosto de 2012 a agosto de 2013. Foram avaliados 5.759 exames de hemocultura, com 1.019 resultados positivos, sendo que Acinetobacter baumannii foi identificada em 31 amostras, correspondendo ao sexto patógeno mais isolado (3,04% das hemoculturas positivas). A. baumannii se tornou um patógeno de grande preocupação hospitalar, devido à sua crescente colonização nas Unidades de Tratamento Intensivo e sua multirresistência aos antimicrobianos.


Palavras-chave


Acinetobacter baumannii; levantamento epidemiológico; hemoculturas.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18066/revunivap.v20i36.226

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2015 Revista Univap

Revista UniVap é uma publicação eletrônica (a partir da edição nº 29 passa a ser on-line) editada pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), que tem o intuito de promover a divulgação de pesquisas e estudos, cumprindo a tríplice missão da universidade, de proporcionar ensino, pesquisa e extensão de modo indissociável. Esta publicação incentiva as pesquisas e procura o envolvimento de seus professores e alunos em pesquisas e cogitações de interesse social, educacional, científico ou tecnológico. Aceita artigos originais, não publicados anteriormente, de seus docentes, discentes, bem como de autores da comunidade científica nacional e internacional. Publica artigos, notas científicas, relatos de pesquisa, estudos teóricos, relatos de experiência profissional e resenhas.

- ACESSO ÀS NORMAS GERAIS PARA PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS NA REVISTA UNIVAP

- FLUXOGRAMA DO PROCESSO EDITORIAL


O endereço da revista é http://revista.univap.br/index.php/revistaunivap

 

Atualmente, a Revista UNIVAP possui 9 indexadores:

O Índice de Citações da Revista UNIVAP está disponível por intermédio do Google Acadêmico <https://scholar.google.com.br/citations?user=tmYYoVwAAAAJ&hl=pt-BR>.