ANÁLISE DA PERMEAÇÃO DE NANOLIPÍDEOS EM CABELO HUMANO

Autores

  • Ivana Matos Buck Gomes Universidade do Vale do Paraíba
  • Aline Priscila Campos Pereira Universidade do Vale do Paraíba
  • Michely Glenda Pereira da Silva Universidade do Vale do Paraíba
  • Priyanka Singh
  • Airton Martin

DOI:

https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1216

Palavras-chave:

Cabelo, Permeação, Espectroscopia Raman Confocal, Nanolipídeo.

Resumo

Para eficácia da hidratação do cabelo, por meio de produtos com nanopartículas é necessário a permeação nas camadas da fibra capilar. Diante disso, o objetivo deste trabalho foi detectar e analisar espectros correspondentes à permeação de nanolipídeos no fio de cabelo humano, através do uso da Espectroscopia Raman Confocal (ERC). Foram adquiridas amostras comerciais de cabelos de cor loiro descolorido. As amostras foram divididas em dois grupos; Grupo A “controle”, o qual não foi tratado, e Grupo B tratado com um shampoo com alto poder de hidratação com presença de nanolipídeos. Procederam-se as análises com um sistema de Espectroscopia Raman Confocal da Rivers diagnostics (model 3510 skin composition analyzer) com laser de 785 nm (400 - 1800 cm-1). Foi observado a permeação dos nanolipídeos na fibra capilar até a profundidade de 16 micrometros. Assim, conclui-se que a ERC é uma ferramenta com grande eficácia para análises de permeações de cosméticos em cabelos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivana Matos Buck Gomes, Universidade do Vale do Paraíba

Graduação em Engenharia Química pela Universidade do Vale do Paraíba. Iniciação Científica no Laboratório de Espectroscopia Raman Confocal/Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento, Brasil.

Aline Priscila Campos Pereira, Universidade do Vale do Paraíba

Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Vale do Paraíba, Brasil. Iniciação Científica no Laboratório de Espectroscopia Raman Confocal/Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento, Brasil.

Michely Glenda Pereira da Silva, Universidade do Vale do Paraíba

Enfermeira, Mestre em Engenharia Biomédica pela Universidade do Vale do Paraíba – UNIVAP. Doutoranda em Engenharia Biomédica - Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPESInstituto de Pesquisa e Desenvolvimento - IP&D/Universidade do Vale do Paraíba – UNIVAP, Brasil. 

Airton Martin

Bolsista de Produtividade em Pesquisa 1D – CAEE, Pós-doutorado pelo Instituto Max Planck for Festokoperforschung - Stuttgart (1996-1999). Professor adjunto da Universidade do Vale do Paraíba. Graduado em Física pela Universidade Estadual de Londrina (1985), Mestre em Física pela Universidade de São Paulo (1988), Mestre em Ciências pela University of Toronto - Canada (1991). de ensino, pesquisa e extensão. Coordenador do Laboratório de Espectroscopia Vibracional Biomédica e Lab. PROBES- Desenvolvimentos de Projetos em Biomedicina e Engenharias, Brasil.

Downloads

Publicado

2017-03-02

Como Citar

Gomes, I. M. B., Pereira, A. P. C., da Silva, M. G. P., Singh, P., & Martin, A. (2017). ANÁLISE DA PERMEAÇÃO DE NANOLIPÍDEOS EM CABELO HUMANO. Revista Univap, 22(40), 607. https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1216

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)