ESTUDO DA INTEGRIDADE DO ESTRATO CÓRNEO SOB ATUAÇÃO DE UM PROMOTOR DE PERMEAÇÃO VIA SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL

Ana Célia Santos Fernandes, Mayara L. C. Ribeiro, Bruna G. Carvalho, Laurita dos Santos, Priscila Pereira Fávero

Resumo


O estrato córneo é a camada mais externa da pele, atua como uma forte barreira contra microrganismos, desidratação da pele e permeação de fármacos. Deste modo, para que haja um aumento de permeação, muitas vezes, faz-se necessária a utilização de promotores. Eles facilitam a interação por meio de mecanismos que diminuem a obstinação cutânea. Este trabalho utilizará a simulação computacional para prever mecanismos do promotor propilenoglicol na permeação dérmica. O objetivo avaliar se existe um aumento no transporte de ativos com menor danos a bicamada lipídica da pele. Para isso foi aplicado o pacote GROMACS, com cálculos baseados na dinâmica molecular. Foi possível analisar a integridade da barreira lipídica sob atuação do propilenoglicol em diferentes concentrações. Analisamos a maior eficácia quanto a permeação e os mecanismos envolvidos para este fim.


Palavras-chave


Promotor químico, facilitadores, permeação dérmica, propilenoglicol, simulação.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1259

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Revista Univap

Revista UniVap é uma publicação eletrônica (a partir da edição nº 29 passa a ser on-line) editada pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), que tem o intuito de promover a divulgação de pesquisas e estudos, cumprindo a tríplice missão da universidade, de proporcionar ensino, pesquisa e extensão de modo indissociável. Esta publicação incentiva as pesquisas e procura o envolvimento de seus professores e alunos em pesquisas e cogitações de interesse social, educacional, científico ou tecnológico. Aceita artigos originais, não publicados anteriormente, de seus docentes, discentes, bem como de autores da comunidade científica nacional e internacional. Publica artigos, notas científicas, relatos de pesquisa, estudos teóricos, relatos de experiência profissional e resenhas.

- ACESSO ÀS NORMAS GERAIS PARA PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS NA REVISTA UNIVAP

- FLUXOGRAMA DO PROCESSO EDITORIAL


O endereço da revista é http://revista.univap.br/index.php/revistaunivap

 

Atualmente, a Revista UNIVAP possui 9 indexadores:

O Índice de Citações da Revista UNIVAP está disponível por intermédio do Google Acadêmico <https://scholar.google.com.br/citations?user=tmYYoVwAAAAJ&hl=pt-BR>.