O USO DA ESPECTROSCOPIA RAMAN PARA ANALISAR AS MUDANÇAS DO COLÁGENO NA DERME INDUZIDAS POR RADIAÇÃO INFRAVERMELHA

Lucas Galvão Daun, Aline Priscila Campos Pereira, Michely G. P. da Silva, Taciana Deprá Magrini Alva, Airton A. Martin

Resumo


A radiação infravermelha (IV) é responsável por até 57% da irradiância que atinge a Terra. Esta radiação, quando em contato com a pele penetra nas camadas profundas aumentando a temperatura em até 40°C, podendo induzir a consequências como elastose e enrugamento. Os efeitos da irradiação IV na conformação e produção de colágeno não têm sido muito estudados. Entretanto, estudos indicam que os efeitos benéficos e maléficos da radiação dependem do número de repetições, do tempo de exposição e da densidade de potência. Este estudo buscou avaliar os efeitos em longo prazo (>24h) da radiação IV, com dois protocolos distintos, um deles a irradiação em três dias consecutivos e o outro em três dias alternados. As voluntárias foram irradiadas com uma lâmpada Philips e os efeitos foram vistos através da espectroscopia Raman confocal. O principal objetivo foi avaliar as variações nos espectros da pele na região da derme nas bandas de prolina e hidroxiprolina, que são devidas ao colágeno e deduzir o que leva a estas mudanças. Foram encontrados resultados diferentes entre os protocolos utilizados.


Palavras-chave


Radiação infravermelha, Raman confocal, estudo in vivo, colágeno, derme

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1176

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Revista Univap

Revista UniVap é uma publicação eletrônica (a partir da edição nº 29 passa a ser on-line) editada pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), que tem o intuito de promover a divulgação de pesquisas e estudos, cumprindo a tríplice missão da universidade, de proporcionar ensino, pesquisa e extensão de modo indissociável. Esta publicação incentiva as pesquisas e procura o envolvimento de seus professores e alunos em pesquisas e cogitações de interesse social, educacional, científico ou tecnológico. Aceita artigos originais, não publicados anteriormente, de seus docentes, discentes, bem como de autores da comunidade científica nacional e internacional. Publica artigos, notas científicas, relatos de pesquisa, estudos teóricos, relatos de experiência profissional e resenhas.

- ACESSO ÀS NORMAS GERAIS PARA PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS NA REVISTA UNIVAP

- FLUXOGRAMA DO PROCESSO EDITORIAL


O endereço da revista é http://revista.univap.br/index.php/revistaunivap

 

Atualmente, a Revista UNIVAP possui 9 indexadores:

O Índice de Citações da Revista UNIVAP está disponível por intermédio do Google Acadêmico <https://scholar.google.com.br/citations?user=tmYYoVwAAAAJ&hl=pt-BR>.