EFEITO “IN VITRO” DE PRODUTOS COMERCIAIS SOBRE O CRESCIMENTO DE Fusarium solani F.sp. piperis

Bruna Carminate, Bianca Ferreira Santos, Winicius Botelho de Souza, Alex Silva Lima, Verônica D'Addazio, Marcelo Barreto da Silva

Resumo


A pimenta-do-reino (Piper nigrum) é muito suscetível ao fungo Fusarium solani f. sp. piperis Alb., causador de grandes danos à cultura, reduzindo o período útil de exploração da cultura para apenas quatro anos ou menor, dependendo do nevel de infecção.    O objetivo do trabalho foi avaliar a atividade antifúngica in vitro de um fertilizante com ação bioestimulante (Eurofit Max) e um fungicida sistêmico do grupo fosfonato frente ao fungo Fusarium spp. Foi prepara uma solução com os produtos a serem testasdos nas concentraçoes de 2000, 1000, 500 e 250 ppm, a solução foi adicionada em 30 ml de BDA fundente estéril e posteriormente transferido para o centro da placa um disco de 6 mm de diâmetro de micélio do fungo e incubado em B.O.D. a 25 ± 1°C por 12 dias. O produto testado com ação bioestimulante (Eurofit Max ®) se demostra eficiente na inibição do crescimento in vitro do fungo Fusarium solani f. sp. piperis Alb.


Palavras-chave


Fusarium; controle alternativo; pimenta do reino; Ascophyllum nodosum.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1079

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Revista Univap

Revista UniVap é uma publicação eletrônica (a partir da edição nº 29 passa a ser on-line) editada pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), que tem o intuito de promover a divulgação de pesquisas e estudos, cumprindo a tríplice missão da universidade, de proporcionar ensino, pesquisa e extensão de modo indissociável. Esta publicação incentiva as pesquisas e procura o envolvimento de seus professores e alunos em pesquisas e cogitações de interesse social, educacional, científico ou tecnológico. Aceita artigos originais, não publicados anteriormente, de seus docentes, discentes, bem como de autores da comunidade científica nacional e internacional. Publica artigos, notas científicas, relatos de pesquisa, estudos teóricos, relatos de experiência profissional e resenhas.

- ACESSO ÀS NORMAS GERAIS PARA PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS NA REVISTA UNIVAP

- FLUXOGRAMA DO PROCESSO EDITORIAL


O endereço da revista é http://revista.univap.br/index.php/revistaunivap

 

Atualmente, a Revista UNIVAP possui 9 indexadores:

O Índice de Citações da Revista UNIVAP está disponível por intermédio do Google Acadêmico <https://scholar.google.com.br/citations?user=tmYYoVwAAAAJ&hl=pt-BR>.