MICROSCOPIA E USO DA CÂMERA DO CELULAR NAS AULAS DE BIOLOGIA: UM INSTRUMENTO DE REGISTRO DE ATIVIDADES
DOI:
https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1318Palabras clave:
Soros, grãos de pólen, câmeras.Resumen
O presente trabalho teve como objetivo a observação microscópica de estruturas reprodutoras vegetais ao microscópio monocular 116AL Coleman, objetiva 40x para ilustrar o ciclo de vida de grupos vegetais por alunos do Ensino Médio do Colégios Univap Aquarius, na Zona Oeste de São José dos Campos. O trabalho foi dividido em duas etapas: (a) a primeira etapa constituiu-se no estudo teórico dos grupos vegetais, ciclos reprodutivos e observação de estruturas reprodutoras de pteridófitas e angiospermas em aula de campo realizada na Praça Ulisses Guimarães, localizada no Jardim Aquarius; (b) a segunda etapa realizada no laboratório de Biologia do colégio, foram visualizadas ao microscópio óptico, soros, esporângios e esporos vegetais presentes em folhas de samambaias (Nephrolepis exaltata); e grãos de pólen de anteras coletadas de flores de “pata de vaca” (Bauhinia forticata). Complementando o resultado das atividades realizadas, os alunos utilizaram a câmera do celular (Iphone 5, câmera digital 8MP) acoplada a objetiva do microscópio registrando as estruturas observadas que foram compartilhadas nos grupos de estudo existentes nas redes sociais.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Este trabajo está licenciado bajo una Licencia Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta licencia permite que otros distribuyan, remezclen, adapten y creen a partir de su trabajo, incluso con fines comerciales, siempre que se otorgue el crédito correspondiente por la creación original.
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode