CORREDORES LOGÍSTICOS E A FORMAÇÃO DA “AEROTRÓPOLIS VIRACOPOS”
LOGISTIC CORRIDORS AND THE “AEROTRÓPOLIS VIRACOPOS” FORMATION.
DOI:
https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v28i60.4390
Resumo
Este artigo analisa as transformações que vêm ocorrendo no território do Aeroporto Internacional de Viracopos (AIV), através da formação de corredores logísticos semelhantes a complexos logísticos de “Aerotrópolis” mundiais bem-sucedidos. Como metodologia utiliza-se revisão bibliográfica de autores que abordam temas interdisciplinares sobre fenômenos urbanos. Investiga-se os desafios na implantação da “Aerotrópolis Viracopos”, passando por questões institucionais, governamentais, como a ausência de elaboração de políticas públicas voltadas para o atendimento às demandas das populações que residem e trabalham na Aerotrópolis e/ou no entorno do aeroporto, quanto a crescente necessidade de transporte público, áreas de moradia e lazer urbanizadas com equipamentos como creches, escolas, hospitais dentre outros. O objetivo principal desse artigo é demonstrar a influência dos corredores logísticos que vêm se constituindo no entorno do AIV, atraídos pela força econômica regional, pela mobilidade no transporte de carga doméstica e internacional e pela localização e excelente meteorologia deste aeroporto que facilita esse aumento de fluxo logístico. O modelo das “Aerotrópolis” aliados aos corredores logísticos já estão consolidando uma nova configuração territorial ao se utilizarem de receitas de fontes não aeronáuticas, disponibilidade de terras acessíveis para atividades comerciais, e o aumento do tráfego de passageiros e carga, tornará o AIV um dos futuros aeroportos “hub’s” brasileiros, com a concentração de voos para as demais regiões do mundo.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Referências
Agencia Nacional de Aviação Civil, ANAC; Plano de Atuação Internacional, 2020 https://www.anac.gov.br/assuntos/legislacao/legislacao-1/boletim-de-pessoal/2019/51/anexo-i-plano-de-atuacao-internacional-2020.
Barbosa, R. O. (2008). Contribuição de um Aeroporto Industrial ao desenvolvimento socioeconômico regional. [Dissertação de Mestrado, COPPE/UFRJ, Engenharia de Transportes].
Branco, L.F. (2013). Aeroportos e desenvolvimento urbano regional. Modelos Internacionais e exemplos locais na Macro metrópole Paulista. [Dissertação de mestrado, Universidade Presbiteriana Mackenzie]. Adelpha Repositório Digital. http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25947
Canon, M. A. (2010). Dubai Case Study Multimodal Logistics Platform, Airport Cities. World, Conference & Exhibition, Beijing April.
Cappa, J. (2007). Os aeroportos de Viracopos e de São José dos Campos nas estratégias empresariais. Revista UNIVAP, 14(25), 67-74.
Cappa, J. (2013). Cidades e Aeroportos no século XXI. Alínea.
Coentro, R.M.C.L., Santos Jr. W.R (2020). A Consolidação da Aerotrópolis Viracopos como um Instrumento de Coesão Social e Territorial na Macrometrópole Paulista. Anais do 12 Seminario Internacional de Investigación en Urbanismo.
Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano (2014). Emplasa 40 anos de planejamento metropolitano. Emplasa/Secretaria Estadual da Casa Civil/São Paulo, SP.
Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano. (2015a). Plano de Ação da Macrometrópole Paulista 2013: 2040 - O futuro das metrópoles paulistas. Emplasa/Secretaria Estadual da Casa Civil/São Paulo, SP.
Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano. (2015b). Plano de Ação da Macrometrópole Paulista 2013: 2040 - Uma visão da Macrometrópole. Emplasa/Secretaria da Casa Civil/São Paulo, SP.
Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária. (2007). Plano Diretor do Aeroporto Internacional de Viracopos.
Güller, M. & Güller, M. (2002). Del aeropuerto a la ciudad-aeropuerto. Gustavo Gili.
Haesbaert, R. & Limonad, E. (2020). O território em tempos de globalização, Rio de Janeiro, RJ.
Harvey, D. (1990). Los límites del capitalismo y la teoría marxista. Fondo de Cultura Economica. https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5577087/mod_resource/content/1/Harvey%2C%201982%20-%20Portugu%C3%AAs.pdf
Harvey, D. (2009). Espaços de esperança. Edições Loyola.
Inda, N. (2002). Montevidéu e os desafios para o século XXI. Anais da URBIS, Feira e Congresso Internacional de Cidades.
Kasarda, J.D. (2006). Airport Cities and the aerotropolis. Aerotropolis. http://aerotropolis.com/airportcity/wpcontent/uploads/2018/10/2006_07_AirportCitiesAndTheArotropolis-1.pdf
Kasarda, J. D. (2011). Aerotropolis: The Way We’ll Live Next. Atlantis, 22(3), 12-14. http://aerotropolisbusinessconcepts.aero/wp-content/uploads/2014/08/8_aerotropoliswaywelllivenext2.pdf
Kasarda. J. D. (2013a). Aerotrópolis invadem o mundo. Portal do Aviador. https://www.portal do aviador.com/aerotropolis-invadem-o-mundo
Kasarda. J. D. (2013b). Airport cities: The Evolution. Airport World, April-May, 24-27. http://aerotropolisbusinessconcepts.aero/wp-content/uploads/2014/08/3_AirportCities_TheEvolution2.pdf
Kasarda. J. D. (2018). China’s Aerotropolis: The Zhengzhou Airport Economy Zone. International Airport Review, 13 August 2018. https://www.internationalairportreview.com/whitepaper/73497/chinas-aerotropolis-airport-economy/
Kasarda. J. D. (2019). Aerotropolis: Airports as the New City Center. Wiley Blackwell Encyclopedia of Urban and Regional Studie. shttp://aerotropolis.com/airportcity/wp-content/uploads/2019/07/UrbanRegionalStudies_2019.pdf
Maciel, C. F. (2018). As Aerotrópolis e a Reestruturação do Território Metropolitano: O Caso do Aeroporto Internacional de Viracopos-Campinas, Campinas.
Peneda, M. J. A., Reis, V. D. & Macário, M. R. M.R. (2010). Airport-Centered Urban Development: Concepts, Agents and Critical Factors, Lisboa, Portugal.
Pereira, P.H.M.(2014). Do Aeroporto à Aerotrópolis e o território do Aeroporto Internacional de Viracopos. Brasília.
Pinheiro, B. L. O. F. (2013). A geografia do transporte aéreo: do aeroporto à Aerotrópolis, um voo exploratório sobre aeroportos na Internet. Ar@cne. Revista electrónica de recursos en Internet sobre Geografía y Ciencias Sociales. 170, Espanha. http://www.ub.es/geocrit/aracne/aracne-170.htm
Romaro, M. C. (2007). Os Aeroportos de Guarulhos e de Viracopos: Análise Crítica de Planejamento e Projeto. [Dissertação de Mestrado, Universidade Presbiteriana Mackenzie]. Adelpha Repositório digital. http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/26044
Santos, R. R. (1985). Aeroportos: do campo de aviação a área terminal. Contar
Silva, J.M.S. (2008). Implementação e Desenvolvimento de Aeroportos Industriais. [Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Minas Gerais]. Repositório institucional da UFMG. http://hdl.handle.net/1843/MCBR-8ACJ9R
Souza, P. D. de, & Bueno, L. M. de M. (2013). Empreendimentos aeroportuários e seus impactos: o caso de Viracopos. Oculum Ensaios, (13), 112–131. https://doi.org/10.24220/2318-0919v0n13a145.
Tadeu, H., Campos, P., Silva, J., Moreira, C., Pereira, A. (2010). Logística Aeroportuária: Análises Setoriais e o Modelo de Cidades-Aeroportos. Cengage Learnig.
Vasconcelos, F.S. (2007). O aeroporto como integrante de um projeto de desenvolvimento regional: a experiência brasileira. [Dissertação de Mestrado, Universidade de Brasília]. Repositório Institucional da UNB. https://repositorio.unb.br/handle/10482/2910
Zhang, A. & Zhang, Y. (2002). Issues on liberalization of air services in international aviation. Journal of Air Transport Management, 8(5), 275-287. https://ideas.repec.org/a/eee/jaitra/v8y2002i5p275-287.html
Downloads
Publicado
2022-12-19
Como Citar
Coentro, R. M., & dos Santos Junior, W. R. . (2022). CORREDORES LOGÍSTICOS E A FORMAÇÃO DA “AEROTRÓPOLIS VIRACOPOS”. Revista Univap, 28(60). https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v28i60.4390
Edição
Seção
Ciências Sociais Aplicadas
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Univap
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esse trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode
DOI:
https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v28i60.4390Resumo
Este artigo analisa as transformações que vêm ocorrendo no território do Aeroporto Internacional de Viracopos (AIV), através da formação de corredores logísticos semelhantes a complexos logísticos de “Aerotrópolis” mundiais bem-sucedidos. Como metodologia utiliza-se revisão bibliográfica de autores que abordam temas interdisciplinares sobre fenômenos urbanos. Investiga-se os desafios na implantação da “Aerotrópolis Viracopos”, passando por questões institucionais, governamentais, como a ausência de elaboração de políticas públicas voltadas para o atendimento às demandas das populações que residem e trabalham na Aerotrópolis e/ou no entorno do aeroporto, quanto a crescente necessidade de transporte público, áreas de moradia e lazer urbanizadas com equipamentos como creches, escolas, hospitais dentre outros. O objetivo principal desse artigo é demonstrar a influência dos corredores logísticos que vêm se constituindo no entorno do AIV, atraídos pela força econômica regional, pela mobilidade no transporte de carga doméstica e internacional e pela localização e excelente meteorologia deste aeroporto que facilita esse aumento de fluxo logístico. O modelo das “Aerotrópolis” aliados aos corredores logísticos já estão consolidando uma nova configuração territorial ao se utilizarem de receitas de fontes não aeronáuticas, disponibilidade de terras acessíveis para atividades comerciais, e o aumento do tráfego de passageiros e carga, tornará o AIV um dos futuros aeroportos “hub’s” brasileiros, com a concentração de voos para as demais regiões do mundo.
Downloads
Referências
Agencia Nacional de Aviação Civil, ANAC; Plano de Atuação Internacional, 2020 https://www.anac.gov.br/assuntos/legislacao/legislacao-1/boletim-de-pessoal/2019/51/anexo-i-plano-de-atuacao-internacional-2020.
Barbosa, R. O. (2008). Contribuição de um Aeroporto Industrial ao desenvolvimento socioeconômico regional. [Dissertação de Mestrado, COPPE/UFRJ, Engenharia de Transportes].
Branco, L.F. (2013). Aeroportos e desenvolvimento urbano regional. Modelos Internacionais e exemplos locais na Macro metrópole Paulista. [Dissertação de mestrado, Universidade Presbiteriana Mackenzie]. Adelpha Repositório Digital. http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25947
Canon, M. A. (2010). Dubai Case Study Multimodal Logistics Platform, Airport Cities. World, Conference & Exhibition, Beijing April.
Cappa, J. (2007). Os aeroportos de Viracopos e de São José dos Campos nas estratégias empresariais. Revista UNIVAP, 14(25), 67-74.
Cappa, J. (2013). Cidades e Aeroportos no século XXI. Alínea.
Coentro, R.M.C.L., Santos Jr. W.R (2020). A Consolidação da Aerotrópolis Viracopos como um Instrumento de Coesão Social e Territorial na Macrometrópole Paulista. Anais do 12 Seminario Internacional de Investigación en Urbanismo.
Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano (2014). Emplasa 40 anos de planejamento metropolitano. Emplasa/Secretaria Estadual da Casa Civil/São Paulo, SP.
Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano. (2015a). Plano de Ação da Macrometrópole Paulista 2013: 2040 - O futuro das metrópoles paulistas. Emplasa/Secretaria Estadual da Casa Civil/São Paulo, SP.
Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano. (2015b). Plano de Ação da Macrometrópole Paulista 2013: 2040 - Uma visão da Macrometrópole. Emplasa/Secretaria da Casa Civil/São Paulo, SP.
Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária. (2007). Plano Diretor do Aeroporto Internacional de Viracopos.
Güller, M. & Güller, M. (2002). Del aeropuerto a la ciudad-aeropuerto. Gustavo Gili.
Haesbaert, R. & Limonad, E. (2020). O território em tempos de globalização, Rio de Janeiro, RJ.
Harvey, D. (1990). Los límites del capitalismo y la teoría marxista. Fondo de Cultura Economica. https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5577087/mod_resource/content/1/Harvey%2C%201982%20-%20Portugu%C3%AAs.pdf
Harvey, D. (2009). Espaços de esperança. Edições Loyola.
Inda, N. (2002). Montevidéu e os desafios para o século XXI. Anais da URBIS, Feira e Congresso Internacional de Cidades.
Kasarda, J.D. (2006). Airport Cities and the aerotropolis. Aerotropolis. http://aerotropolis.com/airportcity/wpcontent/uploads/2018/10/2006_07_AirportCitiesAndTheArotropolis-1.pdf
Kasarda, J. D. (2011). Aerotropolis: The Way We’ll Live Next. Atlantis, 22(3), 12-14. http://aerotropolisbusinessconcepts.aero/wp-content/uploads/2014/08/8_aerotropoliswaywelllivenext2.pdf
Kasarda. J. D. (2013a). Aerotrópolis invadem o mundo. Portal do Aviador. https://www.portal do aviador.com/aerotropolis-invadem-o-mundo
Kasarda. J. D. (2013b). Airport cities: The Evolution. Airport World, April-May, 24-27. http://aerotropolisbusinessconcepts.aero/wp-content/uploads/2014/08/3_AirportCities_TheEvolution2.pdf
Kasarda. J. D. (2018). China’s Aerotropolis: The Zhengzhou Airport Economy Zone. International Airport Review, 13 August 2018. https://www.internationalairportreview.com/whitepaper/73497/chinas-aerotropolis-airport-economy/
Kasarda. J. D. (2019). Aerotropolis: Airports as the New City Center. Wiley Blackwell Encyclopedia of Urban and Regional Studie. shttp://aerotropolis.com/airportcity/wp-content/uploads/2019/07/UrbanRegionalStudies_2019.pdf
Maciel, C. F. (2018). As Aerotrópolis e a Reestruturação do Território Metropolitano: O Caso do Aeroporto Internacional de Viracopos-Campinas, Campinas.
Peneda, M. J. A., Reis, V. D. & Macário, M. R. M.R. (2010). Airport-Centered Urban Development: Concepts, Agents and Critical Factors, Lisboa, Portugal.
Pereira, P.H.M.(2014). Do Aeroporto à Aerotrópolis e o território do Aeroporto Internacional de Viracopos. Brasília.
Pinheiro, B. L. O. F. (2013). A geografia do transporte aéreo: do aeroporto à Aerotrópolis, um voo exploratório sobre aeroportos na Internet. Ar@cne. Revista electrónica de recursos en Internet sobre Geografía y Ciencias Sociales. 170, Espanha. http://www.ub.es/geocrit/aracne/aracne-170.htm
Romaro, M. C. (2007). Os Aeroportos de Guarulhos e de Viracopos: Análise Crítica de Planejamento e Projeto. [Dissertação de Mestrado, Universidade Presbiteriana Mackenzie]. Adelpha Repositório digital. http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/26044
Santos, R. R. (1985). Aeroportos: do campo de aviação a área terminal. Contar
Silva, J.M.S. (2008). Implementação e Desenvolvimento de Aeroportos Industriais. [Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Minas Gerais]. Repositório institucional da UFMG. http://hdl.handle.net/1843/MCBR-8ACJ9R
Souza, P. D. de, & Bueno, L. M. de M. (2013). Empreendimentos aeroportuários e seus impactos: o caso de Viracopos. Oculum Ensaios, (13), 112–131. https://doi.org/10.24220/2318-0919v0n13a145.
Tadeu, H., Campos, P., Silva, J., Moreira, C., Pereira, A. (2010). Logística Aeroportuária: Análises Setoriais e o Modelo de Cidades-Aeroportos. Cengage Learnig.
Vasconcelos, F.S. (2007). O aeroporto como integrante de um projeto de desenvolvimento regional: a experiência brasileira. [Dissertação de Mestrado, Universidade de Brasília]. Repositório Institucional da UNB. https://repositorio.unb.br/handle/10482/2910
Zhang, A. & Zhang, Y. (2002). Issues on liberalization of air services in international aviation. Journal of Air Transport Management, 8(5), 275-287. https://ideas.repec.org/a/eee/jaitra/v8y2002i5p275-287.html
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Univap
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esse trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode