LOGÍSTICA REVERSA: um estudo na cadeia produtiva da linha branca

Autores

  • Gilson Scholl Pires Faculdade Metropolitana da Amazônia http://orcid.org/0000-0002-2509-677X
  • Eduardo Otávio Ferreira Vasconcelos Faculdade Metropolitana da Amazônia
  • Jorlane Clisse Silva da Costa Faculdade Metropolitana da Amazônia

DOI:

https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.916

Palavras-chave:

Logística Reversa, Pós-consumo, Linha Branca.

Resumo

O presente artigo faz referência à logística reversa, a qual se encontra dentro da nova demanda mundial que tange a ordem da sustentabilidade. A pesquisa foi apresentada de forma qualitativa e descritiva, com o objetivo de verificar como uma empresa de grande porte do segmento da linha branca trabalha a logística reversa de pós-consumo. Obteve-se dados que explanam como a logística reversa é um diferencial para a organização e como ela auxilia o processo logístico no fluxo inverso, no qual a mesma é efetiva no descarte correto e adequado dos produtos da linha branca.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gilson Scholl Pires, Faculdade Metropolitana da Amazônia

Mestre em Administração pela Universidade da Amazônia (2014), pós-graduado em Logística Empresarial pela Faculdade Ideal (2010) e Bacharel em Administração pela Universidade Veiga de Almeida (2007). Atuei como docente de 2008 até 2012 na Escola Superior da Amazônia, ministrando as disciplinas Administração de Materiais e Recursos Patrimoniais, Planejamento Estratégico, Logística, Qualidade e Metodologia Científica para os cursos de Gestão Hospitalar, Enfermagem e Psicologia. Além de ter sido professor das Faculdades Integradas Ipiranga de 2013 até 2015, ministrando disciplinas nos cursos de Administração, Logística e Segurança Privada. Componho desde 2011 o quadro de professores da Faculdade Metropolitana da Amazônia (FAMAZ), nos cursos de Administração e Gestão Hospitalar, nas disciplinas Administração da Produção, Recursos Humanos, Logística, TC I e II e Administração de Materiais e Recursos Patrimoniais. Além disso, estou como Coordenador Adjunto do curso de Administração e como coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da FAMAZ.

Eduardo Otávio Ferreira Vasconcelos, Faculdade Metropolitana da Amazônia

Mestre em Gestão e Desenvolvimento Regional pela Universidade de Taubaté - UNITAU (2008). Bacharel em Administração pelo Instituto de Estudos Superiores da Amazônia - IESAM (2004). Docente da Universidade da Amazônia (UNAMA) e da Faculdade Metropolitana da Amazônia (FAMAZ). Membro da Comissão Assessora de Área de Tecnologia em Gestão Pública do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP. É orientador e professor nos cursos de Pós-Graduação em Gestão e Responsabilidade Social, Pedagogia Empresarial, Formação de Professores, Engenharia e Gestão de Projetos, Gestão de Pessoas, Gestão Ambiental, dentre outros. Foi coordenador do curso de Especialização em Gestão de Pessoas e Gestão e Responsabilidade Social (2010 a 2015) e do curso de Especialização em Engenharia e Gestão da Qualidade e Projetos do IESAM (2013 a 2015). Possui experiência na área de Administração e orientação de projetos, com ênfase em Administração de Empresas, artigos publicados em eventos internacionais. Participou do livro Estudos Interdisciplinares na Docência Superior no Pará.

Downloads

Publicado

24-01-2017

Como Citar

Pires, G. S., Vasconcelos, E. O. F., & Costa, J. C. S. da. (2017). LOGÍSTICA REVERSA: um estudo na cadeia produtiva da linha branca. Revista Univap, 22(40), 396. https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.916

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.