JOVEM APRENDIZ COMO UMA NOVA PERSPECTIVA DE INCLUSÃO SOCIAL


Autores

  • Gilson Scholl Pires Faculdade Metropolitana da Amazônia http://orcid.org/0000-0002-2509-677X
  • Eduardo Otávio Ferreira Vasconcelos Faculdade Metropolitana da Amazônia
  • Alan Dyohnathan da Silva Gomes Faculdade Metropolitana da Amazônia
  • Michele Aline Nascimento Souza Faculdade Metropolitana da Amazônia

DOI:

https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.915

Resumo

O jovem, pela sua inexperiência, tem encontrado pouca ou nenhuma oportunidade diante de tantas exigências. Dessa maneira, o estudo pretendeu analisar as contribuições do Programa Jovem Aprendiz na vida pessoal e profissional dos jovens belenenses. A pesquisa foi realizada na cidade de Belém (Pará), envolvendo estudantes que participaram do projeto. O método utilizado foi de caráter exploratório e quantitativo. Assim, mediante as dificuldades e particularidades que os jovens enfrentam na busca do primeiro emprego, ficou evidente que o referido projeto contribui para transformação pessoal e social dos jovens em fase de desenvolvimento. Concluiu-se que a inserção do jovem no mundo do trabalho, pelo programa, os prepara com habilidades e competências que contribuem para a formação teórico-prática, modificando suas vidas no ingresso no ambiente profissional de maneira satisfatória.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gilson Scholl Pires, Faculdade Metropolitana da Amazônia

Mestre em Administração pela Universidade da Amazônia (2014), pós-graduado em Logística Empresarial pela Faculdade Ideal (2010) e Bacharel em Administração pela Universidade Veiga de Almeida (2007). Atuei como docente de 2008 até 2012 na Escola Superior da Amazônia, ministrando as disciplinas Administração de Materiais e Recursos Patrimoniais, Planejamento Estratégico, Logística, Qualidade e Metodologia Científica para os cursos de Gestão Hospitalar, Enfermagem e Psicologia. Além de ter sido professor das Faculdades Integradas Ipiranga de 2013 até 2015, ministrando disciplinas nos cursos de Administração, Logística e Segurança Privada. Componho desde 2011 o quadro de professores da Faculdade Metropolitana da Amazônia (FAMAZ), nos cursos de Administração e Gestão Hospitalar, nas disciplinas Administração da Produção, Recursos Humanos, Logística, TC I e II e Administração de Materiais e Recursos Patrimoniais. Além disso, estou como Coordenador Adjunto do curso de Administração e como coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da FAMAZ.

Eduardo Otávio Ferreira Vasconcelos, Faculdade Metropolitana da Amazônia

Mestre em Gestão e Desenvolvimento Regional pela Universidade de Taubaté - UNITAU (2008). Bacharel em Administração pelo Instituto de Estudos Superiores da Amazônia - IESAM (2004). Docente da Universidade da Amazônia (UNAMA) e da Faculdade Metropolitana da Amazônia (FAMAZ). Membro da Comissão Assessora de Área de Tecnologia em Gestão Pública do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP. É orientador e professor nos cursos de Pós-Graduação em Gestão e Responsabilidade Social, Pedagogia Empresarial, Formação de Professores, Engenharia e Gestão de Projetos, Gestão de Pessoas, Gestão Ambiental, dentre outros. Foi coordenador do curso de Especialização em Gestão de Pessoas e Gestão e Responsabilidade Social (2010 a 2015) e do curso de Especialização em Engenharia e Gestão da Qualidade e Projetos do IESAM (2013 a 2015). Possui experiência na área de Administração e orientação de projetos, com ênfase em Administração de Empresas, artigos publicados em eventos internacionais. Participou do livro Estudos Interdisciplinares na Docência Superior no Pará.

Downloads

Publicado

2017-01-24

Como Citar

Pires, G. S., Vasconcelos, E. O. F., Gomes, A. D. da S., & Souza, M. A. N. (2017). JOVEM APRENDIZ COMO UMA NOVA PERSPECTIVA DE INCLUSÃO SOCIAL. Revista Univap, 22(40), 395. https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.915