ESTIMATIVA DE REPETIBILIDADE PARA RENDIMENTO DE POLPA E CARACTERES BIOMÉTRICOS DE FRUTOS E SEMENTES DE Euterpe edulis.

Guilherme Bravim Canal, Liana Hilda Golin Mengarda, Marcia Flores da Silva Ferreira, Ramon Azevedo Braz, Ana Beatriz Rocha de Jesus Passos, Adésio Ferreira

Resumo


O Euterpe edulis (Arecaceae) é uma espécie ameaçada de extinção, sobretudo pela exploração indiscriminada de seu palmito. O manejo do fruto surge como alternativa para contornar esta problemática, uma vez que possibilita a geração de renda e mantem os indivíduos vivos. Porém, pouco se sabe sobre os caracteres produtivos desta espécie. Objetivou-se caracterizar as variáveis relacionadas aos frutos e definir o tamanho mínimo de amostras para estas avaliações pela estimativa de repetibilidade. Foram avaliados caracteres de frutos e sementes de 138 genótipos (diâmetro equatorial e longitudinal, massa fresca, volume, intensidade de cor e o rendimento de polpa). Os caracteres avaliados apresentaram elevada variação. O rendimento de polpa de E. edulis é, em média, de 20,94%. O esforço experimental do presente trabalho foi maior que o necessário para todas as características, exceto para o rendimento de polpa, que exigiu maiores repetições para níveis de confiabilidade acima de 90%.

Palavras-chave


Palmeira juçara; Esforço amostral; Biometria

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1264

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Revista Univap

Revista UniVap é uma publicação eletrônica (a partir da edição nº 29 passa a ser on-line) editada pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), que tem o intuito de promover a divulgação de pesquisas e estudos, cumprindo a tríplice missão da universidade, de proporcionar ensino, pesquisa e extensão de modo indissociável. Esta publicação incentiva as pesquisas e procura o envolvimento de seus professores e alunos em pesquisas e cogitações de interesse social, educacional, científico ou tecnológico. Aceita artigos originais, não publicados anteriormente, de seus docentes, discentes, bem como de autores da comunidade científica nacional e internacional. Publica artigos, notas científicas, relatos de pesquisa, estudos teóricos, relatos de experiência profissional e resenhas.

- ACESSO ÀS NORMAS GERAIS PARA PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS NA REVISTA UNIVAP

- FLUXOGRAMA DO PROCESSO EDITORIAL


O endereço da revista é http://revista.univap.br/index.php/revistaunivap

 

Atualmente, a Revista UNIVAP possui 9 indexadores:

O Índice de Citações da Revista UNIVAP está disponível por intermédio do Google Acadêmico <https://scholar.google.com.br/citations?user=tmYYoVwAAAAJ&hl=pt-BR>.