CONTEXTO EDUCACIONAL E AS CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS


Authors

  • Célia Gomez Sardinha Silva Prefeitura Municipal de São José dos Campos.
  • Edna Maria Querido de Oliveira Chamon Universidade de Taubaté (UNITAU)/SP.
  • Nilsen Aparecida Vieira Marcondes Prefeitura Municipal de São José dos Campos/SP

DOI:

https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.945

Abstract

O ambiente escolar é um espaço profícuo de interações sociais que se organiza de modo a mesclar diferentes representações, quer seja dos agentes da instituição escolar, dos membros da família ou das pessoas da comunidade. Diante disso, objetiva-se com este estudo básico, qualitativo e exploratório, caracterizado como estudo bibliográfico, refletir sobre os aspectos conceituais da Teoria das Representações Sociais no contexto educacional. Conclui-se, portanto que a Teoria das Representações Sociais, pode ajudar a compreender a realidade do contexto educacional, em suas múltiplas facetas, a partir das práticas que se desenvolvem frente às representações construídas.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Célia Gomez Sardinha Silva, Prefeitura Municipal de São José dos Campos.

Pedagoga e Orientadora Educacional da Prefeitura Municipal de São José dos Campos. Mestre em Educação pela Universidade de Taubaté (UNITAU).

 

Edna Maria Querido de Oliveira Chamon, Universidade de Taubaté (UNITAU)/SP.

Pesquisadora nível 2 do CNPq. Universidade de Toulouse. Le Mirail – França. Pós-doutora em Educação. UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação. Campinas – SP – Brasil. Coordenadora. UNITAU - Universidade de Taubaté - Programa de Pós-graduação em Educação e Desenvolvimento Humano. Taubaté – SP – Brasil.

Nilsen Aparecida Vieira Marcondes, Prefeitura Municipal de São José dos Campos/SP

Assistente Social e Pesquisadora da Prefeitura Municipal de São José dos Campos/SP. Mestre em Desenvolvimento Humano pela UNITAU - Universidade de Taubaté/SP.

Published

2016-10-27

How to Cite

Silva, C. G. S., Chamon, E. M. Q. de O., & Marcondes, N. A. V. (2016). CONTEXTO EDUCACIONAL E AS CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS. Revista Univap, 22(40), 39. https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.945

Most read articles by the same author(s)

Similar Articles

You may also start an advanced similarity search for this article.