REFLETINDO SOBRE A TRÍADE EDUCAÇÃO INFANTIL, EDUCAÇÃO DO CAMPO E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS EM EDUCAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE O ESTADO DA ARTE

Autores/as

  • Célia Gomez Sardinha Silva Prefeitura Municipal de São José dos Campos.
  • Edna Maria Querido de Oliveira Chamon Universidade de Taubaté/SP.
  • Nilsen Aparecida Vieira Marcondes Prefeitura Municipal de São José dos Campos/SP.

DOI:

https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.947

Palabras clave:

Educação Infantil. Educação do Campo. Representações Sociais. Estado da Arte.

Resumen

Considera-se relevante a reflexão sobre a tríade “Educação Infantil”, “Educação do Campo" e “Representações Sociais em Educação” porque se constata a necessidade de se trazer continuamente para o debate questões pertinentes à importância dos temas principalmente quando voltados à construção da cidadania tanto nos contextos urbanos quanto rurais. Isso posto, objetiva-se com este estudo básico, exploratório e descritivo, caracterizado como estado da arte e utilizando-se dos descritores “ Educação Infantil”, “Educação do Campo” e “Representações Sociais em Educação” refletir sobre a temática proposta neste artigo. Conclui-se com a análise da tendência da produção científica que foi possível identificar a literatura disponível sobre os temas, indicar as lacunas existentes, bem como apontar para as questões que ainda necessitam de investigação científica.

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Biografía del autor/a

Célia Gomez Sardinha Silva, Prefeitura Municipal de São José dos Campos.

Pedagoga e Orientadora Educacional da Prefeitura Municipal de São José dos Campos. Mestre em Educação pela Universidade de Taubaté (UNITAU).

Edna Maria Querido de Oliveira Chamon, Universidade de Taubaté/SP.

Pesquisadora nível 2 do CNPq. Universidade de Toulouse. Le Mirail – França. Pós-doutora em Educação. UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação. Campinas – SP – Brasil. Coordenadora. UNITAU - Universidade de Taubaté - Programa de Pós-graduação em Educação e Desenvolvimento Humano. Taubaté – SP – Brasil.

Nilsen Aparecida Vieira Marcondes, Prefeitura Municipal de São José dos Campos/SP.

Assistente Social e Pesquisadora da Prefeitura Municipal de São José dos Campos/SP. Mestre em Desenvolvimento Humano pela UNITAU - Universidade de Taubaté/SP.

Publicado

2016-10-27

Cómo citar

Silva, C. G. S., Chamon, E. M. Q. de O., & Marcondes, N. A. V. (2016). REFLETINDO SOBRE A TRÍADE EDUCAÇÃO INFANTIL, EDUCAÇÃO DO CAMPO E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS EM EDUCAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE O ESTADO DA ARTE. Revista Univap, 22(40), 40. https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.947

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