A BUSCA PELA QUALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL PÚBLICA BRASILEIRA SOB O ENFOQUE DA DIVERSIDADE E DA INCLUSÃO

Autores

  • Célia Gomez Sardinha Prefeitura Municipal de São José dos Campos.
  • Edna Maria Querido de Oliveira Chamon Universidade de Taubaté/SP.
  • Pétala Gonçalves Lacerda Prefeitura Municipal de Taubaté/SP
  • Nilsen Aparecida Vieira Marcondes Prefeitura Municipal de São José dos Campos/SP

DOI:

https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.949

Palavras-chave:

Educação Infantil Brasileira. Qualidade. Diversidade. Inclusão.

Resumo

Muito se tem discutido a respeito da Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, que corresponde ao atendimento institucionalizado da criança de zero a cinco anos de idade. De modo geral, a esfera para o debate é vasta e fértil, consideradas as diferentes facetas de um tema amplo. Diante disso, objetiva-se, com este estudo teórico, básico, qualitativo e exploratório, caracterizado como pesquisa bibliográfica, refletir sobre a busca pela qualidade na educação infantil pública brasileira sob o enfoque da diversidade e da inclusão, adensando a literatura disponível sobre o assunto. Conclui-se que, a caracterização do percurso histórico da institucionalização do atendimento à criança pequena no Brasil, da relação família-escola e das diversidades regionais constituem-se como elementos relevantes quando se intenciona analisar a qualidade de ensino na área da Educação Infantil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Célia Gomez Sardinha, Prefeitura Municipal de São José dos Campos.

Pedagoga e Orientadora Educacional da Prefeitura Municipal de São José dos Campos. Mestre em Educação pela Universidade de Taubaté (UNITAU).

 

Edna Maria Querido de Oliveira Chamon, Universidade de Taubaté/SP.

Pesquisadora nível 2 do CNPq. Universidade de Toulouse. Le Mirail – França. Pós-doutora em Educação. UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação. Campinas – SP – Brasil. Coordenadora. UNITAU - Universidade de Taubaté - Programa de Pós-graduação em Educação e Desenvolvimento Humano. Taubaté – SP – Brasil.

Pétala Gonçalves Lacerda, Prefeitura Municipal de Taubaté/SP

Pedagoga da Prefeitura Municipal de Taubaté. Mestre em Desenvolvimento Humano pela Universidade de Taubaté (UNITAU).

 

Nilsen Aparecida Vieira Marcondes, Prefeitura Municipal de São José dos Campos/SP

Assistente Social e Pesquisadora da Prefeitura Municipal de São José dos Campos/SP. Mestre em Desenvolvimento Humano pela UNITAU - Universidade de Taubaté/SP.

Downloads

Publicado

2016-10-27

Como Citar

Sardinha, C. G., Chamon, E. M. Q. de O., Lacerda, P. G., & Marcondes, N. A. V. (2016). A BUSCA PELA QUALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL PÚBLICA BRASILEIRA SOB O ENFOQUE DA DIVERSIDADE E DA INCLUSÃO. Revista Univap, 22(40), 42. https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.949

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)