AS CONCEPÇÕES DOS AGENTES DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA SOBRE O PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR

Autores

  • Jacyara de Oliveira Vanini Univali
  • Tatiani de Oliveira Slesaczek
  • Fabiola Chesani Univali

DOI:

https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v24i46.1876

Palavras-chave:

Educação inclusiva, ensino regular, educação continuada, educador inclusivo.

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar as concepções dos agentes de educação inclusiva no processo de inclusão escolar dos alunos com deficiência física e intelectual nas escolas de ensino regular de um município da região do Vale do Itajaí. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, exploratória e de campo.  A técnica de coleta de dados foi realizada por meio de uma entrevista semiestruturada. Os dados foram examinados pela análise do conteúdo. Participaram do estudo 80 agentes de educação inclusiva. As categorias apontadas pelas educadoras relacionam-se a: inclusão de todos, Inclusão longe do ideal e do real, falta de recursos humanos e estrutura física para inclusão. As dificuldades existem e não são poucas, a inclusão não é apenas fazer com que o aluno esteja situado dentro de uma sala regular.

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Publicado

2018-12-17

Como Citar

Vanini, J. de O., Slesaczek, T. de O., & Chesani, F. (2018). AS CONCEPÇÕES DOS AGENTES DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA SOBRE O PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR. Revista Univap, 24(46), 30–41. https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v24i46.1876