AS CONCEPÇÕES DOS AGENTES DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA SOBRE O PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v24i46.1876
Abstract
O objetivo deste trabalho é analisar as concepções dos agentes de educação inclusiva no processo de inclusão escolar dos alunos com deficiência física e intelectual nas escolas de ensino regular de um município da região do Vale do Itajaí. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, exploratória e de campo. A técnica de coleta de dados foi realizada por meio de uma entrevista semiestruturada. Os dados foram examinados pela análise do conteúdo. Participaram do estudo 80 agentes de educação inclusiva. As categorias apontadas pelas educadoras relacionam-se a: inclusão de todos, Inclusão longe do ideal e do real, falta de recursos humanos e estrutura física para inclusão. As dificuldades existem e não são poucas, a inclusão não é apenas fazer com que o aluno esteja situado dentro de uma sala regular.
Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2018-12-17
How to Cite
Vanini, J. de O., Slesaczek, T. de O., & Chesani, F. (2018). AS CONCEPÇÕES DOS AGENTES DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA SOBRE O PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR. Revista Univap, 24(46), 30–41. https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v24i46.1876
Issue
Section
Ciências Humanas
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International.
This license allows others to distribute, remix, tweak, and build upon your work, even commercially, as long as they credit you for the original creation.
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode
DOI:
https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v24i46.1876Abstract
O objetivo deste trabalho é analisar as concepções dos agentes de educação inclusiva no processo de inclusão escolar dos alunos com deficiência física e intelectual nas escolas de ensino regular de um município da região do Vale do Itajaí. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, exploratória e de campo. A técnica de coleta de dados foi realizada por meio de uma entrevista semiestruturada. Os dados foram examinados pela análise do conteúdo. Participaram do estudo 80 agentes de educação inclusiva. As categorias apontadas pelas educadoras relacionam-se a: inclusão de todos, Inclusão longe do ideal e do real, falta de recursos humanos e estrutura física para inclusão. As dificuldades existem e não são poucas, a inclusão não é apenas fazer com que o aluno esteja situado dentro de uma sala regular.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International.
This license allows others to distribute, remix, tweak, and build upon your work, even commercially, as long as they credit you for the original creation.
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode