PROJETO PIBID- UNINDO TEORIA A PRÁTICA NA APLICAÇÃO DO TEMA: MICROBIOLOGIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Patrícia Batista Oliveira, Alexandra Zorzal, Monique Vargas de Gouvêa, Simone Fernandes, Andreia da Silva

Resumo


O projeto PIBID/CAPES proporciona aos bolsistas integrantes do subprojeto em Ciências/Interdisciplinar a experiência de interagir com alunos do Ensino fundamental, preparando o licenciando para o cotidiano escolar e, assim, buscando novas estratégias para o ensino/aprendizagem de Ciências. O trabalho foi desenvolvido com uma turma do 6° ano do ensino fundamental e teve como objetivo apresentar uma atividade prática de microbiologia no ensino de ciências, a fim de despertar o interesse dos alunos, unindo teoria à prática. Buscou-se desenvolver uma metodologia que o conteúdo não fique somente no teórico, que tenha uma prática para promover habilidades e assim relacionar o conhecimento prévio de cada estudante com algumas situações do cotidiano. Diante desse método de unir à teoria a prática os alunos mostraram-se mais interessados e participativos, percebendo-se uma mudança significativa no entendimento dos conteúdos. Desta forma, fica evidente que as aulas práticas no Ensino de Ciências são estimulantes e fundamentais para que os alunos construam seu conhecimento.

Palavras-chave


Atividade Experimental, Ensino Fundamental, Bactérias.

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DOI: http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.798

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