AS METODOLOGIAS ALTERNATIVAS E O ENSINO DE QUÍMICA NA VISÃO DOS PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL DO PIBID


ALTERNATIVE METHODOLOGIES AND CHEMISTRY TEACHING IN THE INITIAL TRAINING TEACHERS VIEW FROM PIBID

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v30i68.4550

Resumo

As metodologias alternativas são desenvolvidas com o intuito de auxiliar o processo de ensino-aprendizagem, facilitando o entendimento e possibilitando uma aprendizagem significativa. Essas metodologias possuem grande importância, principalmente no ensino de Química. Diante disso, este trabalho teve como objetivo compreender a influência do uso das metodologias alternativas no ensino de Química na visão dos professores em formação inicial egressos do PIBID. Para isso, realizamos uma pesquisa qualiquantitativa por meio de um questionário que abordou três categorias principais: i) as metodologias alternativas e o processo de ensino aprendizagem; ii) o PIBID e as metodologias alternativas e iii) a formação docente e as metodologias alternativas. Para a coleta dos dados foi utilizada a escala de Likert e foram calculados os valores da média e do desvio padrão de cada afirmativa. De maneira geral, os resultados mostraram que a maioria dos sujeitos da pesquisa compreenderam a importância das metodologias alternativas para o ensino de Química e que pretenderam utilizá-las em suas aulas. Foi possível observar, ainda, que segundo os respondentes, o PIBID foi um programa de grande importância para a sua formação docente. Desta forma, esperamos que nossa pesquisa contribua para o arsenal de pesquisas e discussões acerca do tema estudado

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Biografia do Autor

Leonardo Alcântara Alves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Docente Permanente do Programa de Pós-graduação em Ensino (POSENSINO) e da Rede Nordeste de Ensino (RENOEN)

Alana Kelly de Medeiros Costa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Especialista em Ensino de Ciências Naturais e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)

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Publicado

2024-12-11

Como Citar

Alcântara Alves, L., & Costa, A. K. de M. (2024). AS METODOLOGIAS ALTERNATIVAS E O ENSINO DE QUÍMICA NA VISÃO DOS PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL DO PIBID. Revista Univap, 30(68). https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v30i68.4550

Edição

Seção

Ciências Humanas