ANÁLISE DO TEMA “ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO” NOS MATERIAISDIDÁTICOS DE UMA REDE PÚBLICA DO ENSINO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v31i70.4615Palavras-chave:
Materiais didáticos, guias alimentares, crianças, educação alimentar e nutricionalResumo
A Educação Alimentar e Nutricional (EAN) tem como finalidade principal a promoção da saúde por meio de uma alimentação adequada e saudável e deve ser incluída entre os temas transversais no currículo escolar de acordo com a Lei nº 13.666 de 2018. O objetivo do estudo é analisar os materiais didáticos do ensino infantil do Programa Nacional do Livro e do Didático (PNLD) escolhidos pelo município de Alfenas-MG para o período de 2021 a 2024, explorando o alinhamento de suas abordagens e estratégias pedagógicas com os Guias Alimentares. Foi conduzida análise dos materiais didáticos que fazem parte do PNLD, por meio da avaliação das atividades propostas nos manuais "Porta Aberta" e "Adoletá", utilizando como critérios os princípios estabelecidos pelos Guias Alimentares vigentes. Foram examinadas as atividades cujo tema envolvido englobasse aspectos voltados à alimentação e nutrição. Os resultados indicaram que ambos os materiais apresentaram atividades alinhadas com as diretrizes dos Guias Alimentares em diversos aspectos, como incentivo ao consumo de alimentos in natura, envolvimento das crianças na preparação de alimentos e promoção de hábitos alimentares saudáveis. No entanto, também foram identificadas atividades que necessitam de ajustes para melhor alinhamento aos Guias. Os materiais didáticos analisados possuem potencial para promover uma EAN mais eficaz em crianças, mas sugerem-se ajustes para fortalecer ainda mais seu alinhamento às diretrizes dos Guias Alimentares. Recomenda-se que futuros materiais do PNLD sigam as recomendações estabelecidas para garantir uma abordagem consistente e abrangente sobre hábitos alimentares saudáveis na idade pré-escolar.
Downloads
Referências
Albuquerque, E. B. C., Cabral, A. C. S. P., & Silva, M. C. L. (2024). O PNLD 2022 e a curricularização da alfabetização na educação infantil. Educar em Revista, 40, e93017.https://doi.org/10.1590/1984-0411.93017
Almeida, G. M., Oliveira, K. H. D., Monteiro, J. S., Medeiros, M. A. T., & Recine, E. G. I. G. (2018). Educational training of nutritionists in Public Health Nutrition: A systematic review. Revista de Nutrição, 31(1), 97-117.https://doi.org/10.1590/1678-98652018000100009
Bardin, L. (1977). Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70.
Bezerra, J. A. B. (2018). Educação alimentar e nutricional: Articulação de saberes. Edições UFC.https://www.gov.br/fnde/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/programas/pnae/manuais-e-cartilhas/EducaoAlimentarNutricionalarticulaodesaberes.pdf
Boff, E. T. O., Bernard, A., & Carvalho, G. S. (2021). Promoção da alimentação saudável no contexto do livro didático e do fazer docente. Revista Eletrônica de Educação, 15, 1-22.https://doi.org/10.14244/198271994910
Braghette, C. M. B., & Borella, R. B. N. (2020a). Porta Aberta (Vol. I). Editora FTD.
Braghette, C. M. B., & Borella, R. B. N. (2020b). Porta Aberta (Vol. II). Editora FTD.
Calcaterra, V., Cena, H., Verduci, E., Bosetti, A., Pelizzo, G., & Zuccotti, G. V. (2020). Nutritional surveillance for the best start in life, promoting health for neonates, infants, and children.Nutrients, 12(11), 1-3.https://doi.org/10.3390/nu12113386
Gillespie, K. M., Branco, M. J., Kemps, E., Moore, H., Dymond, A., & Bartlett, S. E. (2024). The impact of free and added sugars on cognitive function: A systematic review and meta-analysis. Nutrients, 16, 75.https://doi.org/10.3390/nu16010075
Gutiérrez, M. P., & Peñate, E. D. R. E. (2022). La educación para la ciudadanía en los libros de texto del segundo curso de Educación Infantil. Didáctica de las Ciencias Experimentales y Sociales, 43, 19-32.https://doi.org/10.7203/DCES.43.25079
Huang, Y., Chen, Z., Chen, B., Li, J., Yuan, X., Li, J., Wang, W., Dai, T., Chen, H., Wang, Y., Wang, R., Wang, P., Guo, J., Dong, Q., Liu, C., Wei, Q., Cao, D., & Liu, L. (2023). Dietary sugar consumption and health: Umbrella review.BMJ, 381, e071609.https://doi.org/10.1136/bmj-2022-071609
Lei nº 11.947, de 16 de junho de 2009.Dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar.http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/lei/l11947.htm
Lei nº 13.666, de 16 de maio de 2018. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, para incluir a educação alimentar e nutricional no currículo da educação básica. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, ano 155, n. 93, p. 1, 17 maio 2018. https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2018/Lei/L13666.htm
Levy, R. B., Barata, M. F., Leite, M. A., & Andrade, G. C. (2024). How and why ultra-processed foods harm human health.Proceedings of the Nutrition Society, 83(1), 1-8.https://doi.org/10.1017/S0029665123003567
Mateos-Moreno, D., & Gallego-García, C. I. (2022). How is educational legislation mirrored in textbooks? A mixed-method study in relation to the minimum contents of music education in Early Childhood Education (3-6 years). RevistaElectrónica de LEEME, 50, 31-45.https://doi.org/10.7203/LEEME50.24657
Matos, R. A., Adams, M., &Sabaté, J. (2021). Review: The consumption of ultra-processed foods and non-communicable diseases in Latin America.Frontiers in Nutrition, 8, 622714.https://doi.org/10.3389/fnut.2021.622714
Ministério da Educação. (2017). Base Nacional Comum Curricular.http://basenacionalcomum.mec.gov.br
Ministério da Educação. (2020). Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD).http://www.fnde.gov.br/programas/programas-do-livro
Ministério da Educação. (2022). Guia de avaliação: PNLD 2022 – Educação Infantil – Obras literárias. Secretaria de Educação Básica.https://www.gov.br/mec/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/pnld/guia-pnld-2022
Ministério da Saúde. (2013). Política Nacional de Alimentação e Nutrição. Brasília: Ministério da Saúde.https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nacional_alimentacao_nutricao.pdf
Ministério da Saúde. (2014). Guia alimentar para a população brasileira (2a ed.). https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_alimentar_populacao_brasileira_2ed.pdf
Ministério da Saúde. (2019). Guia alimentar para crianças brasileiras menores de 2 anos. https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/a/alimentacao-infantil
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (2018). Princípios e Práticas para Educação Alimentar e Nutricional. Brasília, DF: MDS, Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. https://www.mds.gov.br/webarquivos/arquivo/seguranca_alimentar/caisan/Publicacao/Educacao_Alimentar_Nutricional/21_Principios_Praticas_para_EAN.pdf
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. (2012). Marco de referência de educação alimentar e nutricional para as políticas públicas. Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.https://www.cfn.org.br/wp-content/uploads/2017/03/marco_EAN.pdf
Moreira, H., &Caleffe, L. G. M. (2005). Pesquisa qualitativa e prática pedagógica. Veranópolis: Editora da Universidade de Caxias do Sul (EDUCS).
Moura, E. R. B. B., Mendes, M. L. M., & Omena, C. M. B. (2023). Segurança alimentar e nutricional: Contextos e importância na promoção da saúde escolar.Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, 18, e023135.https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.16614
Muzaffar, H., Difilipo, K. N., Fitzgerald, N., Denton, F., Idris, R., Kurzynske, J., & Chapman-Novakofski, K. (2024). A systematic review of interventions to improve the diet of children. JournalofPublic Health.https://doi.org/10.1007/s10389-024-02258-3
Oliveira, P. G., Sousa, J. M., Assunção, D. G. F., Araújo, E. K. S., Bezerra, D. S., Dametto, J. F. S., & Ribeiro, K. D. S. (2022). Impacts of consumption of ultra-processed foods on maternal-child health: A systematic review. Frontiers in Nutrition, 9, 821657.https://doi.org/10.3389/fnut.2022.821657
Organização Mundial da Saúde. (2015). WHO guideline: Sugars intake for adults and children.https://www.who.int/publications/i/item/9789241549028
Silva, P. B., & Carla, V. (2020a). Adoletá (Vol. I). Editora do Brasil.
Silva, P. B., & Carla, V. (2020b). Adoletá (Vol. II). Editora do Brasil.
Silva, S. U., Monego, E. T., Sousa, L. M., & Almeida, G. M. (2018). As ações de educação alimentar e nutricional e o nutricionista no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar. Ciência & Saúde Coletiva, 23(8), 2671-2681.https://doi.org/10.1590/1413-81232018238.19642016
Varela, P., De Rosso, S., Moura, A. F., Galeria, M., Philippe, K., Pickard, A., Rageliene, T., Doente, J., van Nee, R., Almli, V. L., Ares, G., Grønhøj, A., Spinelli, S., & van Kleef, E. (2023). Bringing down barriers to children's healthy eating: A critical review of opportunities within a complex food system. Nutrition Research Reviews, 36(1), 1-21.https://doi.org/10.1017/S0954422423000203
Walton, J., Haley, S., Re, R., & Nugent, A. P. (2023). Ultra-processed foods and health: A comprehensive review of current perspectives on global sugar consumption. Nutrition Research Reviews, 36(1), 1-22.https://doi.org/10.1017/S095442242100024X
Zhang, Y., & Giovannucci, E. L. (2023). Ultra-processed foods and health: A comprehensive review. Critical Reviews in Food Science andNutrition, 63(31), 10836-10848.https://doi.org/10.1080/10408398.2022.2084359
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Univap

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esse trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode