ANSIEDADE, DEPRESSÃO E ADESÃO MEDICAMENTOSA NOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM TEMPOS DE PANDEMIA
DOI:
https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v29i62.4413Palabras clave:
Depressão, Ansiedade, Docentes, Pandemia, Covid-19Resumen
O presente estudo teve como objetivo avaliar a prevalência de ansiedade, depressão e adesão medicamentosa em professores na pandemia do Covid-19. Trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem quantitativa e transversal. A amostra foi constituída de 19 professores, na faixa etária de 38 a 56 anos da rede pública estadual da cidade de Montes Claros - MG. Em 68,4% dos avaliados houve ausência de sintomas de ansiedade, 89,5% não relataram nenhum nível de depressão, assim como 89,5% dos investigados afirmaram não fazer uso de medicamentos, exceto aqueles de uso habitual, já utilizados antes mesmo da pandemia, sem relação com a presente pesquisa. Ao final, pode-se depreender que houve uma baixa ou nenhuma prevalência de ansiedade, depressão e adesão medicamentosa na amostra pesquisada, não descartando, porém, a necessidade de implantação de uma política educacional que priorize e acompanhe de perto a saúde psíquica dos educadores
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