COMUNICAÇÃO E REFLEXÃO: A PSICANÁLISE COMO TEMA DE UM GRUPO DE ESTUDOS UNIVERSITÁRIOS
DOI:
https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v27i54.2596
Resumo
No segundo semestre de 2018, um grupo de estudantes e professores vinculados (direta ou indiretamente) ao curso de graduação em Psicologia da UNIVAP começou a se reunir semanalmente para ler e debater textos relativos à Psicanálise. Progressivamente, ampliou-se o alcance do intitulado Grupo Amigos da Psicanálise (GAP), que passou a contar com a presença de alunos e docentes de outros cursos e instituições. O presente artigo relata os primeiros 30 meses de trabalho do grupo, apresentando a sequência de obras abordadas neste período, bem como a metodologia de trabalho e sistemática de reuniões adotada pelos participantes, incluindo a adaptação necessária para dar continuidade às reuniões mesmo durante o período da pandemia. O artigo também aborda os primeiros trabalhos produzidos por membros do grupo a partir dos estudos conjuntos efetuados. Também analisa o aprendizado conjunto e sua relação intrínseca com as formas de comunicação adotadas e com a gestão compartilhada e democrática do GAP. Por fim, apresenta-se as perspectivas de sequência para os estudos do grupo.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Referências
AGAMBEN, Giorgio. “Una domanda”. Quodlibet. 13 abr. 2020. Disponível em: https://www.quodlibet.it/giorgio-agamben-una-domanda. Acesso em: 8 fev. 2021.
AGUIAR, Fernando. Psicanálise e Universidade: das relações entre a Psicologia Clínica e a Psicanálise na França. Estudos de Psicologia, Natal, v. 5, n. 1, p. 215- 241, 2000. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/epsic/v5n1/a10v05n1.pdf.
Acesso em: 8 fev. 2021.
ALMEIDA, Rita de Cássia de Araújo. O discurso do analista e a invenção de uma escola em movimento. Revista Mal Estar e Subjetividade, Fortaleza, v. 10, n. 3, p. 887-911, set. 2010. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1518- 61482010000300009&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 15 fev. 2021.
ALVES, Fábio Pereira; RIB, Marina Santiago. Transmissão da Psicanálise: a experiência de um grupo de estudos. Leitura Flutuante: Revista do Centro de Estudos em Semiótica e Psicanálise, São Paulo, v. 8, n. 2, p. 49-60, 2016.
Disponível em: https://revistas.pucsp.br/leituraflutuante/article/view/31754. Acesso em: 27 fev. 2021.
CISNE NEGRO (Black Swan). Direção: Darren ARONOFSKY. Produção: Scott Franklin; Mike Medavoy; Arnold Messer; Brian Oliver. [S.l.]: Protozoa Pictures; Phoenix Pictures; Cross Creek Pictures; Fox Searchlight Pictures, 2010. 1 DVD (103 min).
LEMES, Cláudia Regina; BARJA, Paulo Roxo. Sobre leões, hienas e um presidente acuado. In: CONFERÊNCIA DO PENSAMENTO COMUNICACIONAL BRASILEIRO,
, 2019, São Paulo. Anais Eletrônicos [...]. São Paulo, SP: InterCom, 2019, p. 1-15. Disponível em: https://portalintercom.org.br/anais/pensacom2019/textos/claudia- regina-lemes.pdf. Acesso em: 27 fev. 2021
BENJAMIN, Walter. Baudelaire e a modernidade. São Paulo, SP: Autêntica, 2015. 352p.
BITTENCOURT, Henrique Borba et al. Psicoterapia on-line: uma revisão de literatura. Diaphora, v. 9, n. 1, p. 41-46, 2020. Disponível em: http://www.sprgs.org.br/diaphora/ojs/index.php/diaphora/article/view/202. Acesso em: 27 fev. 2021.
CAMUS, Albert. Estado de sítio. Rio de Janeiro, RJ: Civilização Brasileira, 2002. CAMUS, Albert. A peste. Rio de Janeiro, RJ: Record, 2017.
CONSELHO INDIGENISTA MISSIONÁRIO. Ambiente político que desconstrói direitos agrava fundamentalismo religioso no Brasil, aponta Cimi. 2021.
Disponível em: https://cimi.org.br/2021/03/intolerancia-religiosa/. Acesso em: 25 abr. 2021.
COBRA, Rubem Queiroz. Bertha Pappenheim. Cobra Pages, Brasília, 20 abr. 2003. Disponível em: https://www.cobra.pages.nom.br/ec-pappenheim.html. Acesso em: 28 fev. 2021.
COSTA, Inês Teresa Lyra Gaspar da. Metodologia do ensino a distância. Salvador: UFBA, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25345. Acesso em: 17 abr. 2021.
CUNHA, Luiz Antônio; OLIVA, Carlos Eduardo. Sete Teses Equivocadas sobre o Estado Laico. In: CONSELHO NACIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO. Ministério Público em defesa do Estado laico. Brasília: CNMP, 2019. v.1. p. 207-257.
Disponível em: https://www2.ufjf.br/noticias/wp- content/uploads/sites/2/2019/08/estado_laico_volume_1_web-1.pdf. Acesso em: 25 abr. 2021.
DA SILVA, Débora Costa. Grupo de Estudos em Psicanálise: Um Relato de Experiência. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE INTERFACES DA
PSICOLOGIA, 1., 2020, Cachoeira do Sul. Anais eletrônico [...]. Cachoeira do Sul: ULBRA; (Inter)faces, 2020. v.1, n.1 Disponível em: https://www.ulbracds.com.br/index.php/interfaces/article/view/2987/337. Acesso em: Acesso em: 25 abr. 2021.
DIAS, Murilo Paiotti; CUNHA, Isadora Eugenia Eurídice Alvarez; BARJA, Paulo Roxo. Fundamentalismo religioso e acirramento da intolerância no Brasil pandêmico: Freud explica. In: CONGRESSO LATINO AMERICANO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA,
INIC, 24., 2020, São José dos Campos, SP. Anais de trabalhos completos [...]. São José dos Campos: UNIVAP, 2020. p. 1-6. Disponível em: http://www.inicepg.univap.br/cd/INIC_2020/anais/arquivos/RE_1001_0736_01.pdf. Acesso em: 25 abr. 2021.
DIAS, Murilo Paiotti; ARAUJO, Jaciana Marlova Gonçalves; FERREIRA, Kátia Zanvettor. COVID-19 e as revoltas maiúscula e minúscula: Albert Camus, Giorgio Agamben e Slavoj Žižek lidos em paralaxe. Simbiótica. Revista Eletrônica, Vitória, v. 7, n. 1, p. 21-38, 2020. Disponível em:
https://periodicos.ufes.br/simbiotica/article/view/30980. Acesso em: 28 fev. 2021.
DUNKER, Christian. Os 4 discursos de Lacan: Falando Nisso 82. [São Paulo: Christian Dunker], 2017. 1 vídeo (12min). Disponível em: https://youtu.be/FAPE8- L8orE. Acesso em: 27 fev. 2021.
EMÍLIO, Solange Aparecida. O grupo psicanalítico de discussão como dispositivo de aprendizagem e compartilhamento. Vínculo, São Paulo, v. 7, n. 2, p. 35-43, 2010.
Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806- 24902010000200008. Acesso em: 28 fev. 2021.
FONTENELE, Laéria; BARRETO, Clarisa Maia E.; VIEIRA FILHO, Miguel Fernandes. Alcances e limites da transmissão da psicanálise na universidade: reflexões a partir das ações desenvolvidas pelo Laboratório de Psicanálise da UFC. Revista de Psicologia, Fortaleza, v. 2, n. 2, p. 161-166, jul./dez.2011. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/17552/1/2011_art_lbfontenelecmebarretom fvfilho.pdf. Acesso em: 25 Abr. 2021.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 40.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005. FREUD, Sigmund. O futuro de uma ilusão. Porto Alegre, RS: L&PM, 2010.
FREUD, Sigmund. Totem e tabu. Porto Alegre, RS: L&PM, 2013.
MCWILLIAMS, Nancy. Diagnóstico psicanalítico: entendendo a estrutura da personalidade no processo clínico. Porto Alegre, RS: Artmed, 2014.
NASIO, Juan-David. Cinco lições sobre a teoria de Jacques Lacan. Rio de Janeiro, RJ: Zahar, 2010.
NUNES, Aurélio. Denúncias de intolerância religiosa desmentem "cristofobia" de Bolsonaro. UOL, Cotidiano, Salvador, 25 set. 2020. Disponível em: https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2020/09/25/cristocracia-e- traficantes-de-jesus-dados-afastam-cristofobia-de-bolsonaro.htm. Acesso em: 25 abr. 2021.
PASINI, Carlos Giovani Delevati; CARVALHO, Élvio; ALMEIDA, Lucy Hellen Coutinho. A educação híbrida em tempos de pandemia: algumas considerações. Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria; Observatório Socioeconômico da COVID-19, 2020. Disponível em: https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/820/2020/06/Textos-para-Discussao-09- Educacao-Hibrida-em-Tempos-de-Pandemia.pdf. Acesso em: 28 fev. 2021.
PEREIRA, Nathalia Matos; KESSLER, Carlos H. Reflexões acerca de um início: Psicanálise e Clínica na Universidade. Psicologia em Revista, Belo Horizonte, v. 22, n. 2, p. 469-485, ago. 2016. Disponível em:
http://pepsic.bvsalud.org/pdf/per/v22n2/v22n2a13.pdf. Acesso em: 9 fev. 2021.
RINALDI, Doris Luz; ALBERTI, Sonia. Psicanálise, Saúde Mental e Universidade. Estudos e Pesquisas em Psicologia, Rio de Janeiro, v. 9, n. 2, p. 533-545, 2009. Disponível em: http://www.revispsi.uerj.br/v9n2/artigos/pdf/v9n2a18.pdf. Acesso em: 10 fev. 2021.
ROSA, Miriam Debieux. Psicanálise na Universidade: considerações sobre o ensino de Psicanálise nos cursos de Psicologia. Psicologia USP, São Paulo, v. 12, n. 2, p. 189-199, 2001. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0103-65642001000200016.
Acesso em: 9 fev. 2021.
SIEGMUND, Gerson et al. Aspectos éticos das intervenções psicológicas on-line no Brasil: situação atual e desafios. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 20, n. 3, p. 437- 447, 2015. Disponível em: http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/PsicolEstud/article/view/28478. Acesso em: 28 fev. 2021.
SILVA, Aline Fernanda Pereira; CUNHA, Isadora Eugenia Eurídice Alvarez da. A Compulsão à Repetição nas Psicopatologias e na Drogadição: uma leitura psicanalítica do filme Cisne Negro. In: CONGRESSO LATINO AMERICANO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, INIC, 24., 2020, São Jose dos Campos. Anais eletrônico [...]. São José dos Campos, SP.: Univap, 2020. Disponível em: http://www.inicepg.univap.br/cd/INIC_2020/anais/arquivos/0989_0973_01.pdf.
Acesso em 7 out. 2021.
SILVA, Isis Graziele da et al. A Relevância da Transmissão da Pesquisa Científica em Psicanálise para a Graduação. Psicologia: Ciência e Profissão, Brasília, v. 40, p. e198099, jun. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1982-3703003198099. Acesso em: 25 abr. 2021.
SULER, John R. Psychotherapy in cyberspace: A 5-dimensional model of online and computer-mediated psychotherapy. CyberPsychology and Behavior, Larchmont, NY, v. 3, n. 2, p. 151-159, 2000. Disponível em: https://www.liebertpub.com/doi/10.1089/109493100315996. Acesso em: 28 fev.
UNIVAP. Psicanálise: teoria e técnica. Sobre o curso. São Jose dos Campos: Univap, [2021]. Disponível em: https://www.univap.br/universidade/pos- graduacao/lato-sensu/cursos-posgrau/psicanalise-teoria-e-tecnica.html. Acesso em: 11 fev. 2021.
ŽIŽEK, Slavoj. Pandemic!: COVID-19 shakes the world. New York, NY; London, UK: OR Books, 2020.
Downloads
Publicado
2021-10-26
Como Citar
Cunha, I. E. E. A. da, Ramos, F. O., Dias, M. P., Lemes, C. R., & Barja, P. R. (2021). COMUNICAÇÃO E REFLEXÃO: A PSICANÁLISE COMO TEMA DE UM GRUPO DE ESTUDOS UNIVERSITÁRIOS. Revista Univap, 27(54). https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v27i54.2596
Edição
Seção
Artigos da edição especial "Comunicação Social - Várias plataformas e múltiplas vozes: do offline ao online""
Licença
Esse trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode
DOI:
https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v27i54.2596Resumo
No segundo semestre de 2018, um grupo de estudantes e professores vinculados (direta ou indiretamente) ao curso de graduação em Psicologia da UNIVAP começou a se reunir semanalmente para ler e debater textos relativos à Psicanálise. Progressivamente, ampliou-se o alcance do intitulado Grupo Amigos da Psicanálise (GAP), que passou a contar com a presença de alunos e docentes de outros cursos e instituições. O presente artigo relata os primeiros 30 meses de trabalho do grupo, apresentando a sequência de obras abordadas neste período, bem como a metodologia de trabalho e sistemática de reuniões adotada pelos participantes, incluindo a adaptação necessária para dar continuidade às reuniões mesmo durante o período da pandemia. O artigo também aborda os primeiros trabalhos produzidos por membros do grupo a partir dos estudos conjuntos efetuados. Também analisa o aprendizado conjunto e sua relação intrínseca com as formas de comunicação adotadas e com a gestão compartilhada e democrática do GAP. Por fim, apresenta-se as perspectivas de sequência para os estudos do grupo.
Downloads
Referências
AGAMBEN, Giorgio. “Una domanda”. Quodlibet. 13 abr. 2020. Disponível em: https://www.quodlibet.it/giorgio-agamben-una-domanda. Acesso em: 8 fev. 2021.
AGUIAR, Fernando. Psicanálise e Universidade: das relações entre a Psicologia Clínica e a Psicanálise na França. Estudos de Psicologia, Natal, v. 5, n. 1, p. 215- 241, 2000. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/epsic/v5n1/a10v05n1.pdf.
Acesso em: 8 fev. 2021.
ALMEIDA, Rita de Cássia de Araújo. O discurso do analista e a invenção de uma escola em movimento. Revista Mal Estar e Subjetividade, Fortaleza, v. 10, n. 3, p. 887-911, set. 2010. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1518- 61482010000300009&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 15 fev. 2021.
ALVES, Fábio Pereira; RIB, Marina Santiago. Transmissão da Psicanálise: a experiência de um grupo de estudos. Leitura Flutuante: Revista do Centro de Estudos em Semiótica e Psicanálise, São Paulo, v. 8, n. 2, p. 49-60, 2016.
Disponível em: https://revistas.pucsp.br/leituraflutuante/article/view/31754. Acesso em: 27 fev. 2021.
CISNE NEGRO (Black Swan). Direção: Darren ARONOFSKY. Produção: Scott Franklin; Mike Medavoy; Arnold Messer; Brian Oliver. [S.l.]: Protozoa Pictures; Phoenix Pictures; Cross Creek Pictures; Fox Searchlight Pictures, 2010. 1 DVD (103 min).
LEMES, Cláudia Regina; BARJA, Paulo Roxo. Sobre leões, hienas e um presidente acuado. In: CONFERÊNCIA DO PENSAMENTO COMUNICACIONAL BRASILEIRO,
, 2019, São Paulo. Anais Eletrônicos [...]. São Paulo, SP: InterCom, 2019, p. 1-15. Disponível em: https://portalintercom.org.br/anais/pensacom2019/textos/claudia- regina-lemes.pdf. Acesso em: 27 fev. 2021
BENJAMIN, Walter. Baudelaire e a modernidade. São Paulo, SP: Autêntica, 2015. 352p.
BITTENCOURT, Henrique Borba et al. Psicoterapia on-line: uma revisão de literatura. Diaphora, v. 9, n. 1, p. 41-46, 2020. Disponível em: http://www.sprgs.org.br/diaphora/ojs/index.php/diaphora/article/view/202. Acesso em: 27 fev. 2021.
CAMUS, Albert. Estado de sítio. Rio de Janeiro, RJ: Civilização Brasileira, 2002. CAMUS, Albert. A peste. Rio de Janeiro, RJ: Record, 2017.
CONSELHO INDIGENISTA MISSIONÁRIO. Ambiente político que desconstrói direitos agrava fundamentalismo religioso no Brasil, aponta Cimi. 2021.
Disponível em: https://cimi.org.br/2021/03/intolerancia-religiosa/. Acesso em: 25 abr. 2021.
COBRA, Rubem Queiroz. Bertha Pappenheim. Cobra Pages, Brasília, 20 abr. 2003. Disponível em: https://www.cobra.pages.nom.br/ec-pappenheim.html. Acesso em: 28 fev. 2021.
COSTA, Inês Teresa Lyra Gaspar da. Metodologia do ensino a distância. Salvador: UFBA, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25345. Acesso em: 17 abr. 2021.
CUNHA, Luiz Antônio; OLIVA, Carlos Eduardo. Sete Teses Equivocadas sobre o Estado Laico. In: CONSELHO NACIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO. Ministério Público em defesa do Estado laico. Brasília: CNMP, 2019. v.1. p. 207-257.
Disponível em: https://www2.ufjf.br/noticias/wp- content/uploads/sites/2/2019/08/estado_laico_volume_1_web-1.pdf. Acesso em: 25 abr. 2021.
DA SILVA, Débora Costa. Grupo de Estudos em Psicanálise: Um Relato de Experiência. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE INTERFACES DA
PSICOLOGIA, 1., 2020, Cachoeira do Sul. Anais eletrônico [...]. Cachoeira do Sul: ULBRA; (Inter)faces, 2020. v.1, n.1 Disponível em: https://www.ulbracds.com.br/index.php/interfaces/article/view/2987/337. Acesso em: Acesso em: 25 abr. 2021.
DIAS, Murilo Paiotti; CUNHA, Isadora Eugenia Eurídice Alvarez; BARJA, Paulo Roxo. Fundamentalismo religioso e acirramento da intolerância no Brasil pandêmico: Freud explica. In: CONGRESSO LATINO AMERICANO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA,
INIC, 24., 2020, São José dos Campos, SP. Anais de trabalhos completos [...]. São José dos Campos: UNIVAP, 2020. p. 1-6. Disponível em: http://www.inicepg.univap.br/cd/INIC_2020/anais/arquivos/RE_1001_0736_01.pdf. Acesso em: 25 abr. 2021.
DIAS, Murilo Paiotti; ARAUJO, Jaciana Marlova Gonçalves; FERREIRA, Kátia Zanvettor. COVID-19 e as revoltas maiúscula e minúscula: Albert Camus, Giorgio Agamben e Slavoj Žižek lidos em paralaxe. Simbiótica. Revista Eletrônica, Vitória, v. 7, n. 1, p. 21-38, 2020. Disponível em:
https://periodicos.ufes.br/simbiotica/article/view/30980. Acesso em: 28 fev. 2021.
DUNKER, Christian. Os 4 discursos de Lacan: Falando Nisso 82. [São Paulo: Christian Dunker], 2017. 1 vídeo (12min). Disponível em: https://youtu.be/FAPE8- L8orE. Acesso em: 27 fev. 2021.
EMÍLIO, Solange Aparecida. O grupo psicanalítico de discussão como dispositivo de aprendizagem e compartilhamento. Vínculo, São Paulo, v. 7, n. 2, p. 35-43, 2010.
Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806- 24902010000200008. Acesso em: 28 fev. 2021.
FONTENELE, Laéria; BARRETO, Clarisa Maia E.; VIEIRA FILHO, Miguel Fernandes. Alcances e limites da transmissão da psicanálise na universidade: reflexões a partir das ações desenvolvidas pelo Laboratório de Psicanálise da UFC. Revista de Psicologia, Fortaleza, v. 2, n. 2, p. 161-166, jul./dez.2011. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/17552/1/2011_art_lbfontenelecmebarretom fvfilho.pdf. Acesso em: 25 Abr. 2021.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 40.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005. FREUD, Sigmund. O futuro de uma ilusão. Porto Alegre, RS: L&PM, 2010.
FREUD, Sigmund. Totem e tabu. Porto Alegre, RS: L&PM, 2013.
MCWILLIAMS, Nancy. Diagnóstico psicanalítico: entendendo a estrutura da personalidade no processo clínico. Porto Alegre, RS: Artmed, 2014.
NASIO, Juan-David. Cinco lições sobre a teoria de Jacques Lacan. Rio de Janeiro, RJ: Zahar, 2010.
NUNES, Aurélio. Denúncias de intolerância religiosa desmentem "cristofobia" de Bolsonaro. UOL, Cotidiano, Salvador, 25 set. 2020. Disponível em: https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2020/09/25/cristocracia-e- traficantes-de-jesus-dados-afastam-cristofobia-de-bolsonaro.htm. Acesso em: 25 abr. 2021.
PASINI, Carlos Giovani Delevati; CARVALHO, Élvio; ALMEIDA, Lucy Hellen Coutinho. A educação híbrida em tempos de pandemia: algumas considerações. Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria; Observatório Socioeconômico da COVID-19, 2020. Disponível em: https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/820/2020/06/Textos-para-Discussao-09- Educacao-Hibrida-em-Tempos-de-Pandemia.pdf. Acesso em: 28 fev. 2021.
PEREIRA, Nathalia Matos; KESSLER, Carlos H. Reflexões acerca de um início: Psicanálise e Clínica na Universidade. Psicologia em Revista, Belo Horizonte, v. 22, n. 2, p. 469-485, ago. 2016. Disponível em:
http://pepsic.bvsalud.org/pdf/per/v22n2/v22n2a13.pdf. Acesso em: 9 fev. 2021.
RINALDI, Doris Luz; ALBERTI, Sonia. Psicanálise, Saúde Mental e Universidade. Estudos e Pesquisas em Psicologia, Rio de Janeiro, v. 9, n. 2, p. 533-545, 2009. Disponível em: http://www.revispsi.uerj.br/v9n2/artigos/pdf/v9n2a18.pdf. Acesso em: 10 fev. 2021.
ROSA, Miriam Debieux. Psicanálise na Universidade: considerações sobre o ensino de Psicanálise nos cursos de Psicologia. Psicologia USP, São Paulo, v. 12, n. 2, p. 189-199, 2001. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0103-65642001000200016.
Acesso em: 9 fev. 2021.
SIEGMUND, Gerson et al. Aspectos éticos das intervenções psicológicas on-line no Brasil: situação atual e desafios. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 20, n. 3, p. 437- 447, 2015. Disponível em: http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/PsicolEstud/article/view/28478. Acesso em: 28 fev. 2021.
SILVA, Aline Fernanda Pereira; CUNHA, Isadora Eugenia Eurídice Alvarez da. A Compulsão à Repetição nas Psicopatologias e na Drogadição: uma leitura psicanalítica do filme Cisne Negro. In: CONGRESSO LATINO AMERICANO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, INIC, 24., 2020, São Jose dos Campos. Anais eletrônico [...]. São José dos Campos, SP.: Univap, 2020. Disponível em: http://www.inicepg.univap.br/cd/INIC_2020/anais/arquivos/0989_0973_01.pdf.
Acesso em 7 out. 2021.
SILVA, Isis Graziele da et al. A Relevância da Transmissão da Pesquisa Científica em Psicanálise para a Graduação. Psicologia: Ciência e Profissão, Brasília, v. 40, p. e198099, jun. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1982-3703003198099. Acesso em: 25 abr. 2021.
SULER, John R. Psychotherapy in cyberspace: A 5-dimensional model of online and computer-mediated psychotherapy. CyberPsychology and Behavior, Larchmont, NY, v. 3, n. 2, p. 151-159, 2000. Disponível em: https://www.liebertpub.com/doi/10.1089/109493100315996. Acesso em: 28 fev.
UNIVAP. Psicanálise: teoria e técnica. Sobre o curso. São Jose dos Campos: Univap, [2021]. Disponível em: https://www.univap.br/universidade/pos- graduacao/lato-sensu/cursos-posgrau/psicanalise-teoria-e-tecnica.html. Acesso em: 11 fev. 2021.
ŽIŽEK, Slavoj. Pandemic!: COVID-19 shakes the world. New York, NY; London, UK: OR Books, 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esse trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode