COMUNICAÇÃO E REFLEXÃO: A PSICANÁLISE COMO TEMA DE UM GRUPO DE ESTUDOS UNIVERSITÁRIOS
DOI:
https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v27i54.2596
Abstract
No segundo semestre de 2018, um grupo de estudantes e professores vinculados (direta ou indiretamente) ao curso de graduação em Psicologia da UNIVAP começou a se reunir semanalmente para ler e debater textos relativos à Psicanálise. Progressivamente, ampliou-se o alcance do intitulado Grupo Amigos da Psicanálise (GAP), que passou a contar com a presença de alunos e docentes de outros cursos e instituições. O presente artigo relata os primeiros 30 meses de trabalho do grupo, apresentando a sequência de obras abordadas neste período, bem como a metodologia de trabalho e sistemática de reuniões adotada pelos participantes, incluindo a adaptação necessária para dar continuidade às reuniões mesmo durante o período da pandemia. O artigo também aborda os primeiros trabalhos produzidos por membros do grupo a partir dos estudos conjuntos efetuados. Também analisa o aprendizado conjunto e sua relação intrínseca com as formas de comunicação adotadas e com a gestão compartilhada e democrática do GAP. Por fim, apresenta-se as perspectivas de sequência para os estudos do grupo.
Downloads
Download data is not yet available.
References
AGAMBEN, Giorgio. “Una domanda”. Quodlibet. 13 abr. 2020. Disponível em: https://www.quodlibet.it/giorgio-agamben-una-domanda. Acesso em: 8 fev. 2021.
AGUIAR, Fernando. Psicanálise e Universidade: das relações entre a Psicologia Clínica e a Psicanálise na França. Estudos de Psicologia, Natal, v. 5, n. 1, p. 215- 241, 2000. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/epsic/v5n1/a10v05n1.pdf.
Acesso em: 8 fev. 2021.
ALMEIDA, Rita de Cássia de Araújo. O discurso do analista e a invenção de uma escola em movimento. Revista Mal Estar e Subjetividade, Fortaleza, v. 10, n. 3, p. 887-911, set. 2010. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1518- 61482010000300009&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 15 fev. 2021.
ALVES, Fábio Pereira; RIB, Marina Santiago. Transmissão da Psicanálise: a experiência de um grupo de estudos. Leitura Flutuante: Revista do Centro de Estudos em Semiótica e Psicanálise, São Paulo, v. 8, n. 2, p. 49-60, 2016.
Disponível em: https://revistas.pucsp.br/leituraflutuante/article/view/31754. Acesso em: 27 fev. 2021.
CISNE NEGRO (Black Swan). Direção: Darren ARONOFSKY. Produção: Scott Franklin; Mike Medavoy; Arnold Messer; Brian Oliver. [S.l.]: Protozoa Pictures; Phoenix Pictures; Cross Creek Pictures; Fox Searchlight Pictures, 2010. 1 DVD (103 min).
LEMES, Cláudia Regina; BARJA, Paulo Roxo. Sobre leões, hienas e um presidente acuado. In: CONFERÊNCIA DO PENSAMENTO COMUNICACIONAL BRASILEIRO,
, 2019, São Paulo. Anais Eletrônicos [...]. São Paulo, SP: InterCom, 2019, p. 1-15. Disponível em: https://portalintercom.org.br/anais/pensacom2019/textos/claudia- regina-lemes.pdf. Acesso em: 27 fev. 2021
BENJAMIN, Walter. Baudelaire e a modernidade. São Paulo, SP: Autêntica, 2015. 352p.
BITTENCOURT, Henrique Borba et al. Psicoterapia on-line: uma revisão de literatura. Diaphora, v. 9, n. 1, p. 41-46, 2020. Disponível em: http://www.sprgs.org.br/diaphora/ojs/index.php/diaphora/article/view/202. Acesso em: 27 fev. 2021.
CAMUS, Albert. Estado de sítio. Rio de Janeiro, RJ: Civilização Brasileira, 2002. CAMUS, Albert. A peste. Rio de Janeiro, RJ: Record, 2017.
CONSELHO INDIGENISTA MISSIONÁRIO. Ambiente político que desconstrói direitos agrava fundamentalismo religioso no Brasil, aponta Cimi. 2021.
Disponível em: https://cimi.org.br/2021/03/intolerancia-religiosa/. Acesso em: 25 abr. 2021.
COBRA, Rubem Queiroz. Bertha Pappenheim. Cobra Pages, Brasília, 20 abr. 2003. Disponível em: https://www.cobra.pages.nom.br/ec-pappenheim.html. Acesso em: 28 fev. 2021.
COSTA, Inês Teresa Lyra Gaspar da. Metodologia do ensino a distância. Salvador: UFBA, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25345. Acesso em: 17 abr. 2021.
CUNHA, Luiz Antônio; OLIVA, Carlos Eduardo. Sete Teses Equivocadas sobre o Estado Laico. In: CONSELHO NACIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO. Ministério Público em defesa do Estado laico. Brasília: CNMP, 2019. v.1. p. 207-257.
Disponível em: https://www2.ufjf.br/noticias/wp- content/uploads/sites/2/2019/08/estado_laico_volume_1_web-1.pdf. Acesso em: 25 abr. 2021.
DA SILVA, Débora Costa. Grupo de Estudos em Psicanálise: Um Relato de Experiência. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE INTERFACES DA
PSICOLOGIA, 1., 2020, Cachoeira do Sul. Anais eletrônico [...]. Cachoeira do Sul: ULBRA; (Inter)faces, 2020. v.1, n.1 Disponível em: https://www.ulbracds.com.br/index.php/interfaces/article/view/2987/337. Acesso em: Acesso em: 25 abr. 2021.
DIAS, Murilo Paiotti; CUNHA, Isadora Eugenia Eurídice Alvarez; BARJA, Paulo Roxo. Fundamentalismo religioso e acirramento da intolerância no Brasil pandêmico: Freud explica. In: CONGRESSO LATINO AMERICANO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA,
INIC, 24., 2020, São José dos Campos, SP. Anais de trabalhos completos [...]. São José dos Campos: UNIVAP, 2020. p. 1-6. Disponível em: http://www.inicepg.univap.br/cd/INIC_2020/anais/arquivos/RE_1001_0736_01.pdf. Acesso em: 25 abr. 2021.
DIAS, Murilo Paiotti; ARAUJO, Jaciana Marlova Gonçalves; FERREIRA, Kátia Zanvettor. COVID-19 e as revoltas maiúscula e minúscula: Albert Camus, Giorgio Agamben e Slavoj Žižek lidos em paralaxe. Simbiótica. Revista Eletrônica, Vitória, v. 7, n. 1, p. 21-38, 2020. Disponível em:
https://periodicos.ufes.br/simbiotica/article/view/30980. Acesso em: 28 fev. 2021.
DUNKER, Christian. Os 4 discursos de Lacan: Falando Nisso 82. [São Paulo: Christian Dunker], 2017. 1 vídeo (12min). Disponível em: https://youtu.be/FAPE8- L8orE. Acesso em: 27 fev. 2021.
EMÍLIO, Solange Aparecida. O grupo psicanalítico de discussão como dispositivo de aprendizagem e compartilhamento. Vínculo, São Paulo, v. 7, n. 2, p. 35-43, 2010.
Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806- 24902010000200008. Acesso em: 28 fev. 2021.
FONTENELE, Laéria; BARRETO, Clarisa Maia E.; VIEIRA FILHO, Miguel Fernandes. Alcances e limites da transmissão da psicanálise na universidade: reflexões a partir das ações desenvolvidas pelo Laboratório de Psicanálise da UFC. Revista de Psicologia, Fortaleza, v. 2, n. 2, p. 161-166, jul./dez.2011. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/17552/1/2011_art_lbfontenelecmebarretom fvfilho.pdf. Acesso em: 25 Abr. 2021.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 40.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005. FREUD, Sigmund. O futuro de uma ilusão. Porto Alegre, RS: L&PM, 2010.
FREUD, Sigmund. Totem e tabu. Porto Alegre, RS: L&PM, 2013.
MCWILLIAMS, Nancy. Diagnóstico psicanalítico: entendendo a estrutura da personalidade no processo clínico. Porto Alegre, RS: Artmed, 2014.
NASIO, Juan-David. Cinco lições sobre a teoria de Jacques Lacan. Rio de Janeiro, RJ: Zahar, 2010.
NUNES, Aurélio. Denúncias de intolerância religiosa desmentem "cristofobia" de Bolsonaro. UOL, Cotidiano, Salvador, 25 set. 2020. Disponível em: https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2020/09/25/cristocracia-e- traficantes-de-jesus-dados-afastam-cristofobia-de-bolsonaro.htm. Acesso em: 25 abr. 2021.
PASINI, Carlos Giovani Delevati; CARVALHO, Élvio; ALMEIDA, Lucy Hellen Coutinho. A educação híbrida em tempos de pandemia: algumas considerações. Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria; Observatório Socioeconômico da COVID-19, 2020. Disponível em: https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/820/2020/06/Textos-para-Discussao-09- Educacao-Hibrida-em-Tempos-de-Pandemia.pdf. Acesso em: 28 fev. 2021.
PEREIRA, Nathalia Matos; KESSLER, Carlos H. Reflexões acerca de um início: Psicanálise e Clínica na Universidade. Psicologia em Revista, Belo Horizonte, v. 22, n. 2, p. 469-485, ago. 2016. Disponível em:
http://pepsic.bvsalud.org/pdf/per/v22n2/v22n2a13.pdf. Acesso em: 9 fev. 2021.
RINALDI, Doris Luz; ALBERTI, Sonia. Psicanálise, Saúde Mental e Universidade. Estudos e Pesquisas em Psicologia, Rio de Janeiro, v. 9, n. 2, p. 533-545, 2009. Disponível em: http://www.revispsi.uerj.br/v9n2/artigos/pdf/v9n2a18.pdf. Acesso em: 10 fev. 2021.
ROSA, Miriam Debieux. Psicanálise na Universidade: considerações sobre o ensino de Psicanálise nos cursos de Psicologia. Psicologia USP, São Paulo, v. 12, n. 2, p. 189-199, 2001. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0103-65642001000200016.
Acesso em: 9 fev. 2021.
SIEGMUND, Gerson et al. Aspectos éticos das intervenções psicológicas on-line no Brasil: situação atual e desafios. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 20, n. 3, p. 437- 447, 2015. Disponível em: http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/PsicolEstud/article/view/28478. Acesso em: 28 fev. 2021.
SILVA, Aline Fernanda Pereira; CUNHA, Isadora Eugenia Eurídice Alvarez da. A Compulsão à Repetição nas Psicopatologias e na Drogadição: uma leitura psicanalítica do filme Cisne Negro. In: CONGRESSO LATINO AMERICANO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, INIC, 24., 2020, São Jose dos Campos. Anais eletrônico [...]. São José dos Campos, SP.: Univap, 2020. Disponível em: http://www.inicepg.univap.br/cd/INIC_2020/anais/arquivos/0989_0973_01.pdf.
Acesso em 7 out. 2021.
SILVA, Isis Graziele da et al. A Relevância da Transmissão da Pesquisa Científica em Psicanálise para a Graduação. Psicologia: Ciência e Profissão, Brasília, v. 40, p. e198099, jun. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1982-3703003198099. Acesso em: 25 abr. 2021.
SULER, John R. Psychotherapy in cyberspace: A 5-dimensional model of online and computer-mediated psychotherapy. CyberPsychology and Behavior, Larchmont, NY, v. 3, n. 2, p. 151-159, 2000. Disponível em: https://www.liebertpub.com/doi/10.1089/109493100315996. Acesso em: 28 fev.
UNIVAP. Psicanálise: teoria e técnica. Sobre o curso. São Jose dos Campos: Univap, [2021]. Disponível em: https://www.univap.br/universidade/pos- graduacao/lato-sensu/cursos-posgrau/psicanalise-teoria-e-tecnica.html. Acesso em: 11 fev. 2021.
ŽIŽEK, Slavoj. Pandemic!: COVID-19 shakes the world. New York, NY; London, UK: OR Books, 2020.
Downloads
Published
2021-10-26
How to Cite
Cunha, I. E. E. A. da, Ramos, F. O., Dias, M. P., Lemes, C. R., & Barja, P. R. (2021). COMUNICAÇÃO E REFLEXÃO: A PSICANÁLISE COMO TEMA DE UM GRUPO DE ESTUDOS UNIVERSITÁRIOS. Revista Univap, 27(54). https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v27i54.2596
Issue
Section
Artigos da edição especial "Comunicação Social - Várias plataformas e múltiplas vozes: do offline ao online""
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International.
This license allows others to distribute, remix, tweak, and build upon your work, even commercially, as long as they credit you for the original creation.
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode
DOI:
https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v27i54.2596Abstract
No segundo semestre de 2018, um grupo de estudantes e professores vinculados (direta ou indiretamente) ao curso de graduação em Psicologia da UNIVAP começou a se reunir semanalmente para ler e debater textos relativos à Psicanálise. Progressivamente, ampliou-se o alcance do intitulado Grupo Amigos da Psicanálise (GAP), que passou a contar com a presença de alunos e docentes de outros cursos e instituições. O presente artigo relata os primeiros 30 meses de trabalho do grupo, apresentando a sequência de obras abordadas neste período, bem como a metodologia de trabalho e sistemática de reuniões adotada pelos participantes, incluindo a adaptação necessária para dar continuidade às reuniões mesmo durante o período da pandemia. O artigo também aborda os primeiros trabalhos produzidos por membros do grupo a partir dos estudos conjuntos efetuados. Também analisa o aprendizado conjunto e sua relação intrínseca com as formas de comunicação adotadas e com a gestão compartilhada e democrática do GAP. Por fim, apresenta-se as perspectivas de sequência para os estudos do grupo.
Downloads
References
AGAMBEN, Giorgio. “Una domanda”. Quodlibet. 13 abr. 2020. Disponível em: https://www.quodlibet.it/giorgio-agamben-una-domanda. Acesso em: 8 fev. 2021.
AGUIAR, Fernando. Psicanálise e Universidade: das relações entre a Psicologia Clínica e a Psicanálise na França. Estudos de Psicologia, Natal, v. 5, n. 1, p. 215- 241, 2000. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/epsic/v5n1/a10v05n1.pdf.
Acesso em: 8 fev. 2021.
ALMEIDA, Rita de Cássia de Araújo. O discurso do analista e a invenção de uma escola em movimento. Revista Mal Estar e Subjetividade, Fortaleza, v. 10, n. 3, p. 887-911, set. 2010. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1518- 61482010000300009&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 15 fev. 2021.
ALVES, Fábio Pereira; RIB, Marina Santiago. Transmissão da Psicanálise: a experiência de um grupo de estudos. Leitura Flutuante: Revista do Centro de Estudos em Semiótica e Psicanálise, São Paulo, v. 8, n. 2, p. 49-60, 2016.
Disponível em: https://revistas.pucsp.br/leituraflutuante/article/view/31754. Acesso em: 27 fev. 2021.
CISNE NEGRO (Black Swan). Direção: Darren ARONOFSKY. Produção: Scott Franklin; Mike Medavoy; Arnold Messer; Brian Oliver. [S.l.]: Protozoa Pictures; Phoenix Pictures; Cross Creek Pictures; Fox Searchlight Pictures, 2010. 1 DVD (103 min).
LEMES, Cláudia Regina; BARJA, Paulo Roxo. Sobre leões, hienas e um presidente acuado. In: CONFERÊNCIA DO PENSAMENTO COMUNICACIONAL BRASILEIRO,
, 2019, São Paulo. Anais Eletrônicos [...]. São Paulo, SP: InterCom, 2019, p. 1-15. Disponível em: https://portalintercom.org.br/anais/pensacom2019/textos/claudia- regina-lemes.pdf. Acesso em: 27 fev. 2021
BENJAMIN, Walter. Baudelaire e a modernidade. São Paulo, SP: Autêntica, 2015. 352p.
BITTENCOURT, Henrique Borba et al. Psicoterapia on-line: uma revisão de literatura. Diaphora, v. 9, n. 1, p. 41-46, 2020. Disponível em: http://www.sprgs.org.br/diaphora/ojs/index.php/diaphora/article/view/202. Acesso em: 27 fev. 2021.
CAMUS, Albert. Estado de sítio. Rio de Janeiro, RJ: Civilização Brasileira, 2002. CAMUS, Albert. A peste. Rio de Janeiro, RJ: Record, 2017.
CONSELHO INDIGENISTA MISSIONÁRIO. Ambiente político que desconstrói direitos agrava fundamentalismo religioso no Brasil, aponta Cimi. 2021.
Disponível em: https://cimi.org.br/2021/03/intolerancia-religiosa/. Acesso em: 25 abr. 2021.
COBRA, Rubem Queiroz. Bertha Pappenheim. Cobra Pages, Brasília, 20 abr. 2003. Disponível em: https://www.cobra.pages.nom.br/ec-pappenheim.html. Acesso em: 28 fev. 2021.
COSTA, Inês Teresa Lyra Gaspar da. Metodologia do ensino a distância. Salvador: UFBA, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25345. Acesso em: 17 abr. 2021.
CUNHA, Luiz Antônio; OLIVA, Carlos Eduardo. Sete Teses Equivocadas sobre o Estado Laico. In: CONSELHO NACIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO. Ministério Público em defesa do Estado laico. Brasília: CNMP, 2019. v.1. p. 207-257.
Disponível em: https://www2.ufjf.br/noticias/wp- content/uploads/sites/2/2019/08/estado_laico_volume_1_web-1.pdf. Acesso em: 25 abr. 2021.
DA SILVA, Débora Costa. Grupo de Estudos em Psicanálise: Um Relato de Experiência. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE INTERFACES DA
PSICOLOGIA, 1., 2020, Cachoeira do Sul. Anais eletrônico [...]. Cachoeira do Sul: ULBRA; (Inter)faces, 2020. v.1, n.1 Disponível em: https://www.ulbracds.com.br/index.php/interfaces/article/view/2987/337. Acesso em: Acesso em: 25 abr. 2021.
DIAS, Murilo Paiotti; CUNHA, Isadora Eugenia Eurídice Alvarez; BARJA, Paulo Roxo. Fundamentalismo religioso e acirramento da intolerância no Brasil pandêmico: Freud explica. In: CONGRESSO LATINO AMERICANO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA,
INIC, 24., 2020, São José dos Campos, SP. Anais de trabalhos completos [...]. São José dos Campos: UNIVAP, 2020. p. 1-6. Disponível em: http://www.inicepg.univap.br/cd/INIC_2020/anais/arquivos/RE_1001_0736_01.pdf. Acesso em: 25 abr. 2021.
DIAS, Murilo Paiotti; ARAUJO, Jaciana Marlova Gonçalves; FERREIRA, Kátia Zanvettor. COVID-19 e as revoltas maiúscula e minúscula: Albert Camus, Giorgio Agamben e Slavoj Žižek lidos em paralaxe. Simbiótica. Revista Eletrônica, Vitória, v. 7, n. 1, p. 21-38, 2020. Disponível em:
https://periodicos.ufes.br/simbiotica/article/view/30980. Acesso em: 28 fev. 2021.
DUNKER, Christian. Os 4 discursos de Lacan: Falando Nisso 82. [São Paulo: Christian Dunker], 2017. 1 vídeo (12min). Disponível em: https://youtu.be/FAPE8- L8orE. Acesso em: 27 fev. 2021.
EMÍLIO, Solange Aparecida. O grupo psicanalítico de discussão como dispositivo de aprendizagem e compartilhamento. Vínculo, São Paulo, v. 7, n. 2, p. 35-43, 2010.
Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806- 24902010000200008. Acesso em: 28 fev. 2021.
FONTENELE, Laéria; BARRETO, Clarisa Maia E.; VIEIRA FILHO, Miguel Fernandes. Alcances e limites da transmissão da psicanálise na universidade: reflexões a partir das ações desenvolvidas pelo Laboratório de Psicanálise da UFC. Revista de Psicologia, Fortaleza, v. 2, n. 2, p. 161-166, jul./dez.2011. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/17552/1/2011_art_lbfontenelecmebarretom fvfilho.pdf. Acesso em: 25 Abr. 2021.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 40.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005. FREUD, Sigmund. O futuro de uma ilusão. Porto Alegre, RS: L&PM, 2010.
FREUD, Sigmund. Totem e tabu. Porto Alegre, RS: L&PM, 2013.
MCWILLIAMS, Nancy. Diagnóstico psicanalítico: entendendo a estrutura da personalidade no processo clínico. Porto Alegre, RS: Artmed, 2014.
NASIO, Juan-David. Cinco lições sobre a teoria de Jacques Lacan. Rio de Janeiro, RJ: Zahar, 2010.
NUNES, Aurélio. Denúncias de intolerância religiosa desmentem "cristofobia" de Bolsonaro. UOL, Cotidiano, Salvador, 25 set. 2020. Disponível em: https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2020/09/25/cristocracia-e- traficantes-de-jesus-dados-afastam-cristofobia-de-bolsonaro.htm. Acesso em: 25 abr. 2021.
PASINI, Carlos Giovani Delevati; CARVALHO, Élvio; ALMEIDA, Lucy Hellen Coutinho. A educação híbrida em tempos de pandemia: algumas considerações. Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria; Observatório Socioeconômico da COVID-19, 2020. Disponível em: https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/820/2020/06/Textos-para-Discussao-09- Educacao-Hibrida-em-Tempos-de-Pandemia.pdf. Acesso em: 28 fev. 2021.
PEREIRA, Nathalia Matos; KESSLER, Carlos H. Reflexões acerca de um início: Psicanálise e Clínica na Universidade. Psicologia em Revista, Belo Horizonte, v. 22, n. 2, p. 469-485, ago. 2016. Disponível em:
http://pepsic.bvsalud.org/pdf/per/v22n2/v22n2a13.pdf. Acesso em: 9 fev. 2021.
RINALDI, Doris Luz; ALBERTI, Sonia. Psicanálise, Saúde Mental e Universidade. Estudos e Pesquisas em Psicologia, Rio de Janeiro, v. 9, n. 2, p. 533-545, 2009. Disponível em: http://www.revispsi.uerj.br/v9n2/artigos/pdf/v9n2a18.pdf. Acesso em: 10 fev. 2021.
ROSA, Miriam Debieux. Psicanálise na Universidade: considerações sobre o ensino de Psicanálise nos cursos de Psicologia. Psicologia USP, São Paulo, v. 12, n. 2, p. 189-199, 2001. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0103-65642001000200016.
Acesso em: 9 fev. 2021.
SIEGMUND, Gerson et al. Aspectos éticos das intervenções psicológicas on-line no Brasil: situação atual e desafios. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 20, n. 3, p. 437- 447, 2015. Disponível em: http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/PsicolEstud/article/view/28478. Acesso em: 28 fev. 2021.
SILVA, Aline Fernanda Pereira; CUNHA, Isadora Eugenia Eurídice Alvarez da. A Compulsão à Repetição nas Psicopatologias e na Drogadição: uma leitura psicanalítica do filme Cisne Negro. In: CONGRESSO LATINO AMERICANO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, INIC, 24., 2020, São Jose dos Campos. Anais eletrônico [...]. São José dos Campos, SP.: Univap, 2020. Disponível em: http://www.inicepg.univap.br/cd/INIC_2020/anais/arquivos/0989_0973_01.pdf.
Acesso em 7 out. 2021.
SILVA, Isis Graziele da et al. A Relevância da Transmissão da Pesquisa Científica em Psicanálise para a Graduação. Psicologia: Ciência e Profissão, Brasília, v. 40, p. e198099, jun. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1982-3703003198099. Acesso em: 25 abr. 2021.
SULER, John R. Psychotherapy in cyberspace: A 5-dimensional model of online and computer-mediated psychotherapy. CyberPsychology and Behavior, Larchmont, NY, v. 3, n. 2, p. 151-159, 2000. Disponível em: https://www.liebertpub.com/doi/10.1089/109493100315996. Acesso em: 28 fev.
UNIVAP. Psicanálise: teoria e técnica. Sobre o curso. São Jose dos Campos: Univap, [2021]. Disponível em: https://www.univap.br/universidade/pos- graduacao/lato-sensu/cursos-posgrau/psicanalise-teoria-e-tecnica.html. Acesso em: 11 fev. 2021.
ŽIŽEK, Slavoj. Pandemic!: COVID-19 shakes the world. New York, NY; London, UK: OR Books, 2020.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International.
This license allows others to distribute, remix, tweak, and build upon your work, even commercially, as long as they credit you for the original creation.
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode