AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO DE LIVROS DE CULINÁRIA INFANTIL COMO INSTRUMENTO NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO
DOI:
https://doi.org/10.18066/revunivap.v20i35.210
Resumo
A literatura infantil utilizada de modo adequado é um instrumento de suma importância na construção do conhecimento da criança. Considerando a grande quantidade de publicações infantis com informações relacionadas à alimentação e à nutrição e à pouca disponibilidade de artigos referentes a esse tema, este trabalho se propõe a fazer uma análise qualitativa do conteúdo de livros de culinária destinados ao público infantil. Foram escolhidos oito livros de culinária para crianças e verificadas as informações referentes à adequação aos conceitos científicos e à adequação às informações do Guia Alimentar brasileiro. Dos oito livros avaliados, receitas com doces e receitas assadas, foram as que apresentaram maior frequência. Apenas 25% dos livros se preocupam com orientações de higiene e de alimentação saudável e contam com a orientação de um nutricionista. Conclui-se que os livros de receitas para crianças evidenciam ações tímidas na abordagem da alimentação saudável. É reconhecida a importância da culinária para a educação alimentar das crianças, para tanto é necessário que se faça uma escolha criteriosa do livro a ser oferecido.
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Publicado
2014-08-22
Como Citar
Spinelli, M. G. N., & Apollinário, V. (2014). AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO DE LIVROS DE CULINÁRIA INFANTIL COMO INSTRUMENTO NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO. Revista Univap, 20(35), 94–104. https://doi.org/10.18066/revunivap.v20i35.210
Edição
Seção
Ciências da Saúde
Licença
Esse trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode
DOI:
https://doi.org/10.18066/revunivap.v20i35.210Resumo
A literatura infantil utilizada de modo adequado é um instrumento de suma importância na construção do conhecimento da criança. Considerando a grande quantidade de publicações infantis com informações relacionadas à alimentação e à nutrição e à pouca disponibilidade de artigos referentes a esse tema, este trabalho se propõe a fazer uma análise qualitativa do conteúdo de livros de culinária destinados ao público infantil. Foram escolhidos oito livros de culinária para crianças e verificadas as informações referentes à adequação aos conceitos científicos e à adequação às informações do Guia Alimentar brasileiro. Dos oito livros avaliados, receitas com doces e receitas assadas, foram as que apresentaram maior frequência. Apenas 25% dos livros se preocupam com orientações de higiene e de alimentação saudável e contam com a orientação de um nutricionista. Conclui-se que os livros de receitas para crianças evidenciam ações tímidas na abordagem da alimentação saudável. É reconhecida a importância da culinária para a educação alimentar das crianças, para tanto é necessário que se faça uma escolha criteriosa do livro a ser oferecido.
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