COMPARAÇÃO DAS BOAS PRÁTICAS ENTRE RESTAURANTES COMERCIAIS DA REGIÃO CENTRAL E REGIÃO SUL DA CIDADE DE SÃO PAULO (SP)
DOI:
https://doi.org/10.18066/revunivap.v20i35.121Palabras clave:
Manipulação de alimentos, boas práticas de manipulação, vigilância sanitária, alimentação coletiva, segurança alimentar e nutricional.Resumen
A expressão “Boas Práticas” (BP) é utilizada para indicar um conjunto de ações aplicadas à produção de alimentos, com a finalidade de assegurar a qualidade dos produtos e prevenir riscos relacionados à saúde do consumidor. Este estudo teve por objetivo avaliar e comparar as Boas Práticas em restaurantes comerciais das regiões central e sul do município de São Paulo (SP). Aplicou-se um check list para o diagnóstico das BP e cálculo dos percentuais de adequação geral e por grupos de itens em 32 estabelecimentos, dezesseis de cada região. Foram classificados como grupo 1 os itens que apresentaram de 76 a 100% de conformidade com as BP, grupo 2 os que tiveram de 51 a 75% e grupo 3 de 0 a 50%. Verificou-se que a maioria dos restaurantes da região central foram classificados como grupo 2 e os requisitos com maior conformidade foram os relacionados ao controle integrado de vetores e pragas urbanas (85%) e abastecimento de água (82,9%). A maioria dos restaurantes da região sul foram classificados como grupo 1 e os requisitos com maior conformidade foram os relacionados ao abastecimento de água (89,3%) e exposição ao consumo do alimento preparado (88,4%). Pode-se concluir que, de um modo geral, os restaurantes das regiões avaliadas demonstraram boa adequação em relação às BP, porém a região sul apresentou melhores resultados que os da região central e que os restaurantes que apresentaram custo mais elevado das refeições tiveram melhor qualidade dos serviços prestados.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Este trabajo está licenciado bajo una Licencia Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta licencia permite que otros distribuyan, remezclen, adapten y creen a partir de su trabajo, incluso con fines comerciales, siempre que se otorgue el crédito correspondiente por la creación original.
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode