AVALIAÇÃO DA CAPACITAÇÃO E SATISFAÇÃO DE CHEFES DE COZINHA EM UNIDADES PRODUTORAS DE REFEIÇÕES LOCALIZADAS NA CIDADE DE SÃO PAULO
DOI:
https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v21i37.267Palabras clave:
serviços de alimentação, alimentação coletiva, satisfação no empregoResumen
A qualificação profissional representa o conjunto de habilidades e requisitos necessários para o exercício de uma função, e, para o seu bom desempenho, um fator determinante é o grau de satisfação. Este trabalho teve como objetivo avaliar a formação e nível de satisfação de chefes de cozinha. Foi realizado um estudo transversal por intermédio da aplicação de questionário. A maioria dos chefes de cozinha apresenta ensino médio completo (61%), e 89% declararam receber treinamento no próprio estabelecimento de trabalho. Todavia, a maioria dos chefes (66%) declarou que não há periodicidade pré-definida para o treinamento, sendo realizado “quando necessário”. Quanto à motivação para o trabalho, 61%, declararam “gostar do que faz”, sendo que a maioria manifestou satisfação pela profissão (89%). Dentre as principais dificuldades relatadas para o exercício da função destacaram-se o cansaço físico, o trabalho desgastante, as altas temperaturas do ambiente da cozinha, carregar peso, e funcionários que faltam. A maioria dos chefes de cozinha valoriza o próprio trabalho e sente que é valorizado pelos outros (83%). Pode-se concluir que, de modo geral, os colaboradores estão satisfeitos com o exercício da função.
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