ESCOLHA PROFISSIONAL DE ALUNOS DO ENSINO MEDIO: UM ESTUDO NA ÁREA RURAL
DOI:
https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.913Palabras clave:
Escolha Profissional, Educação do Campo, Ensino Médio.Resumen
Este trabalho tem por objetivo identificar os elementos que permeiam as escolhas profissionais de jovens estudantes do ensino médio, em escolas públicas da área rural. Para tanto foi realizada pesquisa de campo, descritiva e exploratória, com abordagem qualitativa e quantitativa. A amostra foi composta por 114 alunos, em duas cidades da Região Metropolitana do Vale do Paraíba Paulista. Os dados foram coletados por meio de questionários, entrevistas semiestruturadas e aplicação de um jogo de aplicabilidade em processos de orientação profissional. Os dados obtidos por meio do questionário foram tabulados pelo software Sphinx®. Os conteúdos obtidos pelas entrevistas foram tabulados pelo software ALCESTE. O Jogo foi analisado de acordo com os critérios já definidos neste instrumento. Para análise utilizou-se a técnica de Triangulação, permitindo articular os dados obtidos pelas diferentes ferramentas. Os resultados permitiram revelar a influência do contexto urbano de forma significativa no discurso destes jovens, na medida em que não relacionam as atividades características do contexto rural entre as opções a escolher.
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