A IMPORTÂNCIA DO NUTRICIONISTA NA QUALIDADE DE REFEIÇÕES ESCOLARES: ESTUDO COMPARATIVO DE CARDÁPIOS DE ESCOLAS PARTICULARES DE ENSINO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO
DOI:
https://doi.org/10.18066/revunivap.v18i32.100Palabras clave:
cardápio, refeição escolar, preparações, avaliação qualitativa, AQPC.Resumen
O objetivo deste estudo foi avaliar qualitativamente o cardápio de almoço de três escolas particulares de educação infantil do município de São Paulo. Avaliou-se, por meio de um questionário, pelo método AQPC, o cardápio de almoço de um mês das três escolas com diferentes tipos de gestão: autogestão sem nutricionista (ESN), terceirizada (ET) e autogestão com nutricionista (EAG). Observou-se que na escola sem nutricionista há uma menor oferta de frutas, verduras, legumes e leguminosas e uma maior oferta de gorduras e açúcares, além de uma maior monotonia do cardápio e repetição de cores. Apesar do preço semelhante, as escolas com nutricionista oferecem uma refeição mais equilibrada. Concluiu-se que a frequência do nutricionista no local influencia de forma decisiva a qualidade da oferta e do equilíbrio do cardápio, ajudando a adequar o cardápio e monitorar o consumo alimentar.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Este trabajo está licenciado bajo una Licencia Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta licencia permite que otros distribuyan, remezclen, adapten y creen a partir de su trabajo, incluso con fines comerciales, siempre que se otorgue el crédito correspondiente por la creación original.
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode