ANÁLISE DA QUALIDADE DE CARDÁPIOS MENSAIS E DA SATISFAÇÃO DOS CLIENTES DE UMA UNIDADE DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO HOSPITALAR
DOI:
https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v25i47.332
Abstract
Introdução: O cardápio oferecido por uma UAN deve apresentar variedade nos alimentos selecionados, nas combinações e nas preparações. O objetivo do presente estudo foi analisar a qualidade do cardápio mensal e a satisfação dos clientes de uma UAN hospitalar. Materiais e métodos: O estudo foi realizado em uma UAN de um hospital público da cidade de Jundiaí. Foram solicitados os cardápios dos meses de fevereiro e março de 2015 para a análise qualitativa por meio do método AQPC. Ficaram à disposição os questionários elaborados pelo hospital no refeitório para a pesquisa de satisfação do cliente. Resultados e discussão: Por meio da aplicação do método AQPC, os cardápios apresentaram verduras e legumes todos os dias, porém teve-se alto fornecimento de doces, como sobremesa (66,1%), em detrimento das frutas (33,89%). Carnes gordurosas e frituras foram oferecidas em 32,2% dos dias e teve-se fornecimento diário de sucos industrializados, fatores prejudiciais à saúde dos funcionários. Quanto à pesquisa de satisfação, teve-se 66,34% de satisfação entre os funcionários que participaram e os três principais motivos de insatisfação foram excesso de sal, falta de tempero e presença de sucos industrializados. Conclusão: A aplicação do método AQPC e a percepção dos clientes em relação às refeições oferecidas são boas maneiras de fornecer informações essenciais para a melhoria do serviço e produtos oferecidos em uma UAN.
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Published
2019-06-27
How to Cite
Vieira, M. C. H., & Spinelli, M. G. N. (2019). ANÁLISE DA QUALIDADE DE CARDÁPIOS MENSAIS E DA SATISFAÇÃO DOS CLIENTES DE UMA UNIDADE DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO HOSPITALAR. Revista Univap, 25(47), 58–69. https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v25i47.332
Issue
Section
Ciências da Saúde
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International.
This license allows others to distribute, remix, tweak, and build upon your work, even commercially, as long as they credit you for the original creation.
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode
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https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v25i47.332Abstract
Introdução: O cardápio oferecido por uma UAN deve apresentar variedade nos alimentos selecionados, nas combinações e nas preparações. O objetivo do presente estudo foi analisar a qualidade do cardápio mensal e a satisfação dos clientes de uma UAN hospitalar. Materiais e métodos: O estudo foi realizado em uma UAN de um hospital público da cidade de Jundiaí. Foram solicitados os cardápios dos meses de fevereiro e março de 2015 para a análise qualitativa por meio do método AQPC. Ficaram à disposição os questionários elaborados pelo hospital no refeitório para a pesquisa de satisfação do cliente. Resultados e discussão: Por meio da aplicação do método AQPC, os cardápios apresentaram verduras e legumes todos os dias, porém teve-se alto fornecimento de doces, como sobremesa (66,1%), em detrimento das frutas (33,89%). Carnes gordurosas e frituras foram oferecidas em 32,2% dos dias e teve-se fornecimento diário de sucos industrializados, fatores prejudiciais à saúde dos funcionários. Quanto à pesquisa de satisfação, teve-se 66,34% de satisfação entre os funcionários que participaram e os três principais motivos de insatisfação foram excesso de sal, falta de tempero e presença de sucos industrializados. Conclusão: A aplicação do método AQPC e a percepção dos clientes em relação às refeições oferecidas são boas maneiras de fornecer informações essenciais para a melhoria do serviço e produtos oferecidos em uma UAN.
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