OFERTA DE PROTEÍNA E SÓDIO DOS PRATOS PROTEICOS EM REFEIÇÕES DE UMA UNIDADE DE ALIMENTAÇÃO

Autores

  • Stela dos Reis Villa Universidade Paulista - UNIP
  • Vanessa Melo Universidade Paulista - UNIP
  • Mônica Glória Neumann Spinelli Universidade Paulista - UNIP

DOI:

https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v24i46.323

Palavras-chave:

Proteína, sódio, almoço, restaurante, trabalhadores, comportamento alimentar.

Resumo

Objetivo avaliar a oferta de proteína e sódio dos pratos proteicos escolhidos na refeição almoço em uma de Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN).  Metodologia: Foi realizado um estudo observacional descritivo com comensais em um restaurante de uma UAN do município de São Paulo - SP. A refeição almoço desta unidade oferece diariamente dois pratos proteicos. O cálculo do número de porções dos dois pratos e de sua quantidade em gramas foi obtido pela média das escolhas dos pratos. Foram calculados a quantidade de proteínas, seu valor calórico e a quantidade de sódio, proporcionados pelos pratos proteicos escolhidos. Os resultados foram comparados com os valores recomendados pelo Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT). Resultados: Os clientes se serviram em média com 1,12 porção do alimento preparado na UAN e com 1,51 de processados. A porção média escolhida do prato proteico foi de 295,53 g variando entre 146,00 e 462,70 g. A quantidade em gramas de proteína variou entre 37,51 g e 111,23 g e a de sódio entre 803,68 mg e 2188,10 mg. Conclusão: Nos dias analisados na UAN, o porcionamento dos pratos proteicos excedeu às recomendações, e a quantidade média de proteínas e de sódio das escolhas proteicas na refeição almoço ultrapassa o valor máximo recomendado pelo PAT, indicando que a livre demanda pode ser fator de risco para escolhas saudáveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Stela dos Reis Villa, Universidade Paulista - UNIP

 

Nutricionista graduada pela Universidade Paulista - UNIP

 

 

 

Vanessa Melo, Universidade Paulista - UNIP

Nutricionista graduada pela Universidade Paulista - UNIP

 

Mônica Glória Neumann Spinelli, Universidade Paulista - UNIP

Nutricionista, mestre e doutora em Saúde Pública (área de concentração -nutrição) pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP), professora titular do curso de nutrição da Universidade Paulista e professora adjunta  da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Downloads

Publicado

2018-12-17

Como Citar

Villa, S. dos R., Melo, V., & Spinelli, M. G. N. (2018). OFERTA DE PROTEÍNA E SÓDIO DOS PRATOS PROTEICOS EM REFEIÇÕES DE UMA UNIDADE DE ALIMENTAÇÃO. Revista Univap, 24(46), 117–128. https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v24i46.323

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>