AVALIAÇÃO DA CAPACITAÇÃO E SATISFAÇÃO DE CHEFES DE COZINHA EM UNIDADES PRODUTORAS DE REFEIÇÕES LOCALIZADAS NA CIDADE DE SÃO PAULO

Aline Veroneze de Mello, Daniele Lima da Cruz, Luana Romão Nogueira, Walleska Luctke Facincani, Andrea Carvalheiro Guerra Matias, Mônica Glória Neumann Spinelli, Edeli Simioni de Abreu

Resumo


A qualificação profissional representa o conjunto de habilidades e requisitos necessários para o exercício de uma função, e, para o seu bom desempenho, um fator determinante é o grau de satisfação. Este trabalho teve como objetivo avaliar a formação e nível de satisfação de chefes de cozinha. Foi realizado um estudo transversal por intermédio da aplicação de questionário. A maioria dos chefes de cozinha apresenta ensino médio completo (61%), e 89% declararam receber treinamento no próprio estabelecimento de trabalho. Todavia, a maioria dos chefes (66%) declarou que não há periodicidade pré-definida para o treinamento, sendo realizado “quando necessário”. Quanto à motivação para o trabalho, 61%, declararam “gostar do que faz”, sendo que a maioria manifestou satisfação pela profissão (89%). Dentre as principais dificuldades relatadas para o exercício da função destacaram-se o cansaço físico, o trabalho desgastante, as altas temperaturas do ambiente da cozinha, carregar peso, e funcionários que faltam. A maioria dos chefes de cozinha valoriza o próprio trabalho e sente que é valorizado pelos outros (83%). Pode-se concluir que, de modo geral, os colaboradores estão satisfeitos com o exercício da função

 


Palavras-chave


serviços de alimentação; alimentação coletiva, satisfação no emprego

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DOI: http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v21i37.267

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