REMOÇÃO DE MACRONUTRIENTES POR ESPÉCIES ORNAMENTAIS CULTIVADAS EM SAC COM APLICAÇÃO DE ÁGUA RESIDUÁRIA
DOI:
https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.990
Abstract
Este trabalho foi realizado com o objetivo de avaliar a remoção de macronutrientes na água residuária da suinocultura em sistema de tratamento do tipo alagado construído (SAC), cultivado com espécies ornamentais. Oito espécies foram cultivadas, conhecidas popularmente como: aspargo, cambará, cana índica, coração roxo, dinheiro em penca, exória mini, caladium poá e onze horas, plantadas em um SAC preenchido com brita zero. O SAC foi dividido em 5 blocos ao longo de seu comprimento, tendo 2 m cada bloco, sendo cultivado um exemplar de cada espécie por bloco. As eficiências médias de remoções de Nitrogênio Total Kjeldhal (NTK) e fósforo total (P) foram de 97,7% e 35,4%, respectivamente. Dentre os elementos analisados o potássio (K) e sódio (Na), apresentaram as menores médias de remoção, sendo 10,4% e 3,7%, respectivamente. Com o cultivo diversificado de espécies ornamentais em SAC, com apenas 4 plantas por m2, apesar do melhor aspecto visual da estação de tratamento, no efluente tratado constatou-se elevada remoção de Nitrogênio Total Kjeldhal, mas as eficiências de remoção de P, K e Na foram baixas.
Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2017-01-27
How to Cite
Colares, A. P. F., Silva, V. V., Santos, V. K. S., Martins, R. N., Lopes, J. O., & Ribeiro, D. P. (2017). REMOÇÃO DE MACRONUTRIENTES POR ESPÉCIES ORNAMENTAIS CULTIVADAS EM SAC COM APLICAÇÃO DE ÁGUA RESIDUÁRIA. Revista Univap, 22(40), 432. https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.990
Issue
Section
Resumo - INIC
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International.
This license allows others to distribute, remix, tweak, and build upon your work, even commercially, as long as they credit you for the original creation.
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode
DOI:
https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.990Abstract
Este trabalho foi realizado com o objetivo de avaliar a remoção de macronutrientes na água residuária da suinocultura em sistema de tratamento do tipo alagado construído (SAC), cultivado com espécies ornamentais. Oito espécies foram cultivadas, conhecidas popularmente como: aspargo, cambará, cana índica, coração roxo, dinheiro em penca, exória mini, caladium poá e onze horas, plantadas em um SAC preenchido com brita zero. O SAC foi dividido em 5 blocos ao longo de seu comprimento, tendo 2 m cada bloco, sendo cultivado um exemplar de cada espécie por bloco. As eficiências médias de remoções de Nitrogênio Total Kjeldhal (NTK) e fósforo total (P) foram de 97,7% e 35,4%, respectivamente. Dentre os elementos analisados o potássio (K) e sódio (Na), apresentaram as menores médias de remoção, sendo 10,4% e 3,7%, respectivamente. Com o cultivo diversificado de espécies ornamentais em SAC, com apenas 4 plantas por m2, apesar do melhor aspecto visual da estação de tratamento, no efluente tratado constatou-se elevada remoção de Nitrogênio Total Kjeldhal, mas as eficiências de remoção de P, K e Na foram baixas.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International.
This license allows others to distribute, remix, tweak, and build upon your work, even commercially, as long as they credit you for the original creation.
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode