UMA IDENTIFICAÇÃO DE ELEMENTOS DE LETRAMENTO DOCENTE A PARTIR DE UM EXAME EM PESQUISAS SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v31i70.4581

Palavras-chave:

Letramento docente, conhecimentos profissionais, formação de professores, aprendizagens docentes, ensino de matemática

Resumo

Este trabalho tem como objetivo identificar elementos relacionados ao Letramento Docente a partir de pesquisas que versam sobre a formação docente de professores que ensinam matemática. Como fontes, foram selecionados artigos publicados entre 2019 e 2023, em periódicos da Educação Matemática. Após o exame inicial dos artigos que compuseram o corpus da pesquisa e da identificação das categorias leitura e discussão de textos, leitura e análise de tarefas e leitura/audição de narrativas de aula, foi possível estabelecer mais uma categoria denominada de Aprendizagens na resolução de tarefas, a partir da leitura dos artigos que compuseram o corpus da pesquisa. Tal categoria foi identificada ao longo do processo de exame das fontes, como uma possibilidade de observar o desencadeamento de ações que visam o desenvolvimento não só de um domínio pedagógico, mas também conceitual, em uma perspectiva de letramento relativa ao fazer pedagógico, intrínsecos à mobilização de conhecimentos próprios da docência em situações diversificadas, que fomentaram aprendizagens. Ou seja, o Letramento Docente se faz presente nas propostas dos estudos examinados, o que foi observado por meio das aprendizagens, a ele relacionadas. Apesar da categoria Aprendizagens na leitura e discussão de textos ser a mais frequente nos trabalhos, houve uma certa uniformidade, não havendo nenhuma que sobressaísse de forma acentuada sobre as outras. Por fim, é possível inferir uma prevalência na proposição de resolução de tarefas nas formações docentes que abordaram o Letramento Estatístico.

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Biografia do Autor

Silvânia da Silva Costa, Universidade Federal de Sergipe

Possui licenciatura e mestrado em Matemática pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) e atualmente é doutoranda pela Rede Nordeste de Ensino (RENOEN) - pólo UFS. É docente efetivo da Universidade Federal de Sergipe (UFS), lotada no Colégio de Aplicação (CODAP) e pesquisadora no Grupo de Trabalho de Educação Estatística - GT12 da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM). É membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Matemática (GEPEMAT/UFS), do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática do Nordeste (NEPEMNE), do Núcleo Colaborativo de Pesquisas e Práticas em Educação Matemática (NCPPEM/UFS) e da diretoria da SBEM - Regional Sergipe (SBEM/SE). Atuou como supervisora no Programa de Iniciação à docência (PIBID) e preceptora do Programa Residência Pedagógica (RP).

Ivanete Batista dos Santos, Universidade Federal de Sergipe

Possui graduação em Licenciatura Em Matemática pela Universidade Federal de Sergipe (1984), graduação em Bacharelado Em Matemática pela Universidade Federal de Sergipe (1986), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (1998) e doutorado em Educação, História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006). Atualmente é professora associada do Departamento de Matemática e do programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Sergipe. Tem experiência na área de ensino de Matemática, e desenvolve pesquisa sobre as seguintes temáticas: história da educação matemática, educação matemática, metodologias e recursos para o ensino de matemática, trajetória de formação e atuação de professores que ensinam matemática.

Yzila Liziane Faria Maia de Araujo, Universidade Federal de Sergipe

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Tiradentes (2005), Mestrado em Saúde e Ambiente pela Universidade Tiradentes (2009) sendo bolsista CAPES. Participou durante o mestrado do PROCAD desenvolvendo parte da dissertação na USP-Ribeirão Preto e na UFBA. Possui Doutorado em Biotecnologia pela Universidade Federal de Sergipe com bolsa CNPq e Pós-Doutorado pela UFRB na temática Educação a Distância/EAD. A docente têm experiência como Orientadora dos programas PIBID e Residência Pedagógica. Atualmente exerce a função de coordenadora do curso de Ciências Biológicas junto ao Centro de Educação a distância CESAD/UFS e coordenou projetos em parceria com o ministério da educação MEC na temática do PNE e do PNLD, como também possui projetos com a CAPES e FAPITEC contemplando as temáticas direcionadas as Habilidades Socioemocionais no contexto educacional. A docente participa do Programa de Pós-Graduação PPGECIMA, onde exerceu a função de vice-coordenadora por 2 anos.

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Publicado

03-04-2025

Como Citar

da Silva Costa, S., Batista dos Santos, I., & Faria Maia de Araujo, Y. L. (2025). UMA IDENTIFICAÇÃO DE ELEMENTOS DE LETRAMENTO DOCENTE A PARTIR DE UM EXAME EM PESQUISAS SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA. Revista Univap, 31(70). https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v31i70.4581

Edição

Seção

Ciências Humanas

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