UMA IDENTIFICAÇÃO DE ELEMENTOS DE LETRAMENTO DOCENTE A PARTIR DE UM EXAME EM PESQUISAS SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v31i70.4581Palavras-chave:
Letramento docente, conhecimentos profissionais, formação de professores, aprendizagens docentes, ensino de matemáticaResumo
Este trabalho tem como objetivo identificar elementos relacionados ao Letramento Docente a partir de pesquisas que versam sobre a formação docente de professores que ensinam matemática. Como fontes, foram selecionados artigos publicados entre 2019 e 2023, em periódicos da Educação Matemática. Após o exame inicial dos artigos que compuseram o corpus da pesquisa e da identificação das categorias leitura e discussão de textos, leitura e análise de tarefas e leitura/audição de narrativas de aula, foi possível estabelecer mais uma categoria denominada de Aprendizagens na resolução de tarefas, a partir da leitura dos artigos que compuseram o corpus da pesquisa. Tal categoria foi identificada ao longo do processo de exame das fontes, como uma possibilidade de observar o desencadeamento de ações que visam o desenvolvimento não só de um domínio pedagógico, mas também conceitual, em uma perspectiva de letramento relativa ao fazer pedagógico, intrínsecos à mobilização de conhecimentos próprios da docência em situações diversificadas, que fomentaram aprendizagens. Ou seja, o Letramento Docente se faz presente nas propostas dos estudos examinados, o que foi observado por meio das aprendizagens, a ele relacionadas. Apesar da categoria Aprendizagens na leitura e discussão de textos ser a mais frequente nos trabalhos, houve uma certa uniformidade, não havendo nenhuma que sobressaísse de forma acentuada sobre as outras. Por fim, é possível inferir uma prevalência na proposição de resolução de tarefas nas formações docentes que abordaram o Letramento Estatístico.
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