PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO 6º DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL: REUTILIZANDO RESÍDUOS SÓLIDOS

Autores

  • Vanusa Rosa Falqueto Fracarole Instituto Federal de Educação do Espírito Santo/ Campus Alegre
  • Danielle Marques Alvaristo Graduanda do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas/Instituto Federal de Educação do Espírito Santo
  • Larissa Viana Brunelli Professora Supervisora do PIBID na Escola Estadual de Jerônimo Monteiro/ES
  • Monique Moreira Moulin Professora do Instituto Federal de Educação do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.868

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Interdisciplinaridade, Lixo, Mudanças Comportamentais

Resumo

O tema “Lixo - resíduos sólidos” possui pouca visibilidade nas escolas, tanto na sala de aula quanto fora dela, dessa forma o PIBID-IFES- Alegre/ES realizou uma oficina de intervenção na escola com o intuito de conscientizar os alunos para as questões ambientais, a fim de gerenciar adequadamente os resíduos sólidos produzidos em sala de aula, em casa e até mesmo na comunidade. A oficina foi executada com a produção de uma história em quadrinhos, livros de histórias elaborados com a família, e criação de uma boneca ecológica, além de um questionário acerca da prática dirigida aos alunos. Os resultados obtidos mostraram que existe pouco compromisso com a interdisciplinaridade no que diz respeito à Educação Ambiental e restrições quanto à reutilização do lixo.  Isso demonstra a necessidade de trabalhar a educação ambiental na sala de aula em todas as disciplinas. Observou-se que a oficina contribuiu para a formação de indivíduos mais conscientes e comprometidos fazendo com que os alunos busquem alternativas sustentáveis em suas casas, na escola e na comunidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanusa Rosa Falqueto Fracarole, Instituto Federal de Educação do Espírito Santo/ Campus Alegre

Educação

Downloads

Publicado

2017-01-20

Como Citar

Fracarole, V. R. F., Alvaristo, D. M., Brunelli, L. V., & Moulin, M. M. (2017). PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO 6º DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL: REUTILIZANDO RESÍDUOS SÓLIDOS. Revista Univap, 22(40), 367. https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.868