OS PONTOS DE PRETO-VELHO NA UMBANDA: RETRATOS DA ESCRAVIDÃO
DOI:
https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.759
Resumo
A umbanda, uma religião genuinamente brasileira, carrega em sua formação o sincretismo entre as crenças católica, espírita kardecista, indígena e matrizes negras (macumba e candomblé). Com diferentes linhas de trabalho, os pontos cantados durantes as sessões religiosas da linha dos pretos-velhos chamam a atenção por mencionar barbáries sofridas pelos negros na época da escravidão. Para evidenciar a produção e interpretar o sentido dos cantos, o presente trabalho foi desenvolvido principalmente através da pesquisa de campo dentro dos terreiros de umbanda, buscando indicar a ligação entre os pontos cantados e os fatos ocorridos nos tempos de escravidão no Brasil. A pesquisa evidencia que os pontos cantados da umbanda apresentam as marcas da barbárie e podem ser vistos como retratos da escravidão sob o registro da cultura popular.
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Publicado
2017-01-12
Como Citar
Moraes, C. R., & Barja, P. R. (2017). OS PONTOS DE PRETO-VELHO NA UMBANDA: RETRATOS DA ESCRAVIDÃO. Revista Univap, 22(40), 298. https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.759
Edição
Seção
Resumo - INIC
Licença
Esse trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
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DOI:
https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.759Resumo
A umbanda, uma religião genuinamente brasileira, carrega em sua formação o sincretismo entre as crenças católica, espírita kardecista, indígena e matrizes negras (macumba e candomblé). Com diferentes linhas de trabalho, os pontos cantados durantes as sessões religiosas da linha dos pretos-velhos chamam a atenção por mencionar barbáries sofridas pelos negros na época da escravidão. Para evidenciar a produção e interpretar o sentido dos cantos, o presente trabalho foi desenvolvido principalmente através da pesquisa de campo dentro dos terreiros de umbanda, buscando indicar a ligação entre os pontos cantados e os fatos ocorridos nos tempos de escravidão no Brasil. A pesquisa evidencia que os pontos cantados da umbanda apresentam as marcas da barbárie e podem ser vistos como retratos da escravidão sob o registro da cultura popular.
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