AVALIAÇÃO DO CARDÁPIO DE UMA ESCOLA MUNICIPAL NO ALTO SERTÃO PARAIBANO
DOI:
https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v31i70.4563Palavras-chave:
alimentação escolar, nutrição, programa nacional de alimentação escolarResumo
Os adolescentes representam um grupo nutricionalmente vulnerável devido às suas elevadas necessidades nutricionais, padrões alimentares inadequados e estilo de vida. O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) é uma política pública que busca suprir essas necessidades por meio de ações de educação alimentar e nutricional, além da oferta de refeições durante o período escolar. O presente estudo teve como objetivo avaliar de forma semiqualitativa e quantitativa a alimentação oferecida em uma escola pública, além de analisar a aceitação do cardápio pelos estudantes. Trata-se de um estudo transversal, descritivo e observacional, realizado em uma Escola Municipal do alto sertão paraibano, com 58 adolescentes entre 11 e 15 anos. A avaliação qualitativa do cardápio foi realizada por meio do método AQPC, enquanto a análise quantitativa baseou-se em dados da Tabela de Composição de Alimentos. Para analisar a aceitação dos alimentos, utilizou-se a escala hedônica. Os resultados mostraram que o cardápio não atendia às recomendações nutricionais do PNAE. O lanche da tarde apresentou baixa aceitabilidade, sendo o maior índice de aceitação (69,77%) observado no terceiro dia, quando foi servido leite com biscoitos. O estudo concluiu que o cardápio estava nutricionalmente inadequado e com baixa aceitação, não atingindo os objetivos propostos pelo PNAE. Esses resultados podem estar relacionados à escassez de recursos e ao orçamento limitado destinado à alimentação escolar. Diante disso, é fundamental investir em capacitação dos profissionais envolvidos, além de fortalecer o monitoramento e fiscalização da alimentação escolar, garantindo a oferta de refeições adequadas às necessidades dos estudantes
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Referências
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