A RENOVAÇÃO DE UMA TENDÊNCIA HISTÓRICA DE INTERVENÇÃO ESTATAL NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: O ESTADO NEOPATRIMONIAL, FISCAL E AVALIADOR


Autores

  • Luiz Carlos Andrade de Aquino UNIVAP

DOI:

https://doi.org/10.18066/revunivap.v20i36.263

Resumo

O trabalho apresenta uma breve análise histórica da política educacional brasileira, evidenciando seu caráter centralizador e sugerindo a renovação de uma tendência histórica de intervenção estatal na educação de característica neopatrimonial, fortemente marcada pelo seu aspecto fiscal e avaliador. Sugere, ainda, que esse processo tem influenciado a discussão sobre o Plano Nacional de Educação em tramitação no Poder Legislativo brasileiro.

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Biografia do Autor

Luiz Carlos Andrade de Aquino, UNIVAP

http://lattes.cnpq.br/5332080606830233

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Publicado

2015-01-05

Como Citar

Aquino, L. C. A. de. (2015). A RENOVAÇÃO DE UMA TENDÊNCIA HISTÓRICA DE INTERVENÇÃO ESTATAL NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: O ESTADO NEOPATRIMONIAL, FISCAL E AVALIADOR. Revista Univap, 20(36), 73–82. https://doi.org/10.18066/revunivap.v20i36.263

Edição

Seção

Ciências Sociais Aplicadas