A RENOVAÇÃO DE UMA TENDÊNCIA HISTÓRICA DE INTERVENÇÃO ESTATAL NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: O ESTADO NEOPATRIMONIAL, FISCAL E AVALIADOR

Authors

  • Luiz Carlos Andrade de Aquino UNIVAP

DOI:

https://doi.org/10.18066/revunivap.v20i36.263

Keywords:

educação brasileira, política educacional, Plano Nacional de Educação.

Abstract

O trabalho apresenta uma breve análise histórica da política educacional brasileira, evidenciando seu caráter centralizador e sugerindo a renovação de uma tendência histórica de intervenção estatal na educação de característica neopatrimonial, fortemente marcada pelo seu aspecto fiscal e avaliador. Sugere, ainda, que esse processo tem influenciado a discussão sobre o Plano Nacional de Educação em tramitação no Poder Legislativo brasileiro.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Luiz Carlos Andrade de Aquino, UNIVAP

http://lattes.cnpq.br/5332080606830233

Published

2015-01-05

How to Cite

Aquino, L. C. A. de. (2015). A RENOVAÇÃO DE UMA TENDÊNCIA HISTÓRICA DE INTERVENÇÃO ESTATAL NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: O ESTADO NEOPATRIMONIAL, FISCAL E AVALIADOR. Revista Univap, 20(36), 73–82. https://doi.org/10.18066/revunivap.v20i36.263

Issue

Section

Ciências Sociais Aplicadas

Similar Articles

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.