A RENOVAÇÃO DE UMA TENDÊNCIA HISTÓRICA DE INTERVENÇÃO ESTATAL NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: O ESTADO NEOPATRIMONIAL, FISCAL E AVALIADOR
DOI:
https://doi.org/10.18066/revunivap.v20i36.263Palabras clave:
educação brasileira, política educacional, Plano Nacional de Educação.Resumen
O trabalho apresenta uma breve análise histórica da política educacional brasileira, evidenciando seu caráter centralizador e sugerindo a renovação de uma tendência histórica de intervenção estatal na educação de característica neopatrimonial, fortemente marcada pelo seu aspecto fiscal e avaliador. Sugere, ainda, que esse processo tem influenciado a discussão sobre o Plano Nacional de Educação em tramitação no Poder Legislativo brasileiro.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Este trabajo está licenciado bajo una Licencia Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta licencia permite que otros distribuyan, remezclen, adapten y creen a partir de su trabajo, incluso con fines comerciales, siempre que se otorgue el crédito correspondiente por la creación original.
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode