A RELAÇÃO ENTRE O USO DO MERCHANDISING SOCIAL E A TEORIA DO AGENDA SETTING NAS TELENOVELAS “VALE TUDO” E “O CLONE”

Autores/as

  • Anderson Lopes da Silva Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR
  • Thais P. P. Jerônimo Duarte Universidade Estadual de Londrina/ Faculdade do Norte Novo de Apucarana
  • Aline de Fátima Siqueira Silva Faculdade do Norte Novo de Apucarana [FACNOPAR]

DOI:

https://doi.org/10.18066/revunivap.v19i33.110

Palabras clave:

telenovelas, merchandising social, teoria do agenda setting

Resumen

Bem antes, ainda com as radionovelas, os brasileiros e, principalmente, as brasileiras, sempre se mostraram muito receptivos a este gênero dramatúrgico adaptado ao rádio e, tempos depois, à televisão. Por conseguinte, este artigo propõe-se a apresentar uma visão mais aprofundada acerca das telenovelas brasileiras produzidas pela Rede Globo, sob o ângulo do merchandising social usado nessas produções. Com uma visão explicitamente avalizadora da telenovela como produto de uma indústria cultural sistêmica e extremamente ativa, o artigo pretende discutir o quanto a utilização do merchandising social na ficção televisiva da Globo tem sido motivador de assuntos e debates cotidianos referentes aos temas trabalhados nas telenovelas. Em outras palavras, a relação entre a Teoria do Agenda Setting e o merchandising social merecerão destaque equivalente aos demais conceitos e ideias aqui dispostos. As telenovelas “Vale Tudo” (1989) e “O Clone” (2001), da emissora carioca já citada, serão objetos de análise, no que diz respeito ao uso desse mecanismo narrativo, ao longo de seu enredo. Elas servirão de modelo, também, para um estudo sobre as características intrínsecas a essa utilização que podem servir de critério para um determinado tema tornar-se polêmico e ativo em uma sociedade tão dependente desse veículo comunicacional e de seus produtos midiáticos.

 

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Biografía del autor/a

Anderson Lopes da Silva, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR

Graduado em Comunicação Social - Jornalismo [FACNOPAR].

Especialista em Comunicação, Cultura e Arte [PUCPR].

Aluno especial do Mestrado em Comunicação [PPGCOM - UFPR].

Thais P. P. Jerônimo Duarte, Universidade Estadual de Londrina/ Faculdade do Norte Novo de Apucarana

Graduada em Comunicação Social - Relações Públicas [UEL].

Especialista em Planejamento e Gerenciamento Estratégico [PUCPR].

Mestre em Estudos da Linguagem [UEL].

Doutoranda em Estudos da Linguagem [UEL].

Professora titular da Faculdade do Norte Novo de Apucarana [FACNOPAR].

Aline de Fátima Siqueira Silva, Faculdade do Norte Novo de Apucarana [FACNOPAR]

Graduada em Comunicação Social - Jornalismo [FACNOPAR].

Publicado

2013-09-09

Cómo citar

Silva, A. L. da, Duarte, T. P. P. J., & Silva, A. de F. S. (2013). A RELAÇÃO ENTRE O USO DO MERCHANDISING SOCIAL E A TEORIA DO AGENDA SETTING NAS TELENOVELAS “VALE TUDO” E “O CLONE”. Revista Univap, 19(33), 35–51. https://doi.org/10.18066/revunivap.v19i33.110

Número

Sección

Ciências Sociais Aplicadas

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