A RELAÇÃO ENTRE O USO DO MERCHANDISING SOCIAL E A TEORIA DO AGENDA SETTING NAS TELENOVELAS “VALE TUDO” E “O CLONE”
DOI:
https://doi.org/10.18066/revunivap.v19i33.110
Abstract
Bem antes, ainda com as radionovelas, os brasileiros e, principalmente, as brasileiras, sempre se mostraram muito receptivos a este gênero dramatúrgico adaptado ao rádio e, tempos depois, à televisão. Por conseguinte, este artigo propõe-se a apresentar uma visão mais aprofundada acerca das telenovelas brasileiras produzidas pela Rede Globo, sob o ângulo do merchandising social usado nessas produções. Com uma visão explicitamente avalizadora da telenovela como produto de uma indústria cultural sistêmica e extremamente ativa, o artigo pretende discutir o quanto a utilização do merchandising social na ficção televisiva da Globo tem sido motivador de assuntos e debates cotidianos referentes aos temas trabalhados nas telenovelas. Em outras palavras, a relação entre a Teoria do Agenda Setting e o merchandising social merecerão destaque equivalente aos demais conceitos e ideias aqui dispostos. As telenovelas “Vale Tudo” (1989) e “O Clone” (2001), da emissora carioca já citada, serão objetos de análise, no que diz respeito ao uso desse mecanismo narrativo, ao longo de seu enredo. Elas servirão de modelo, também, para um estudo sobre as características intrínsecas a essa utilização que podem servir de critério para um determinado tema tornar-se polêmico e ativo em uma sociedade tão dependente desse veículo comunicacional e de seus produtos midiáticos.
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Published
2013-09-09
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Silva, A. L. da, Duarte, T. P. P. J., & Silva, A. de F. S. (2013). A RELAÇÃO ENTRE O USO DO MERCHANDISING SOCIAL E A TEORIA DO AGENDA SETTING NAS TELENOVELAS “VALE TUDO” E “O CLONE”. Revista Univap, 19(33), 35–51. https://doi.org/10.18066/revunivap.v19i33.110
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Ciências Sociais Aplicadas
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http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode
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https://doi.org/10.18066/revunivap.v19i33.110Abstract
Bem antes, ainda com as radionovelas, os brasileiros e, principalmente, as brasileiras, sempre se mostraram muito receptivos a este gênero dramatúrgico adaptado ao rádio e, tempos depois, à televisão. Por conseguinte, este artigo propõe-se a apresentar uma visão mais aprofundada acerca das telenovelas brasileiras produzidas pela Rede Globo, sob o ângulo do merchandising social usado nessas produções. Com uma visão explicitamente avalizadora da telenovela como produto de uma indústria cultural sistêmica e extremamente ativa, o artigo pretende discutir o quanto a utilização do merchandising social na ficção televisiva da Globo tem sido motivador de assuntos e debates cotidianos referentes aos temas trabalhados nas telenovelas. Em outras palavras, a relação entre a Teoria do Agenda Setting e o merchandising social merecerão destaque equivalente aos demais conceitos e ideias aqui dispostos. As telenovelas “Vale Tudo” (1989) e “O Clone” (2001), da emissora carioca já citada, serão objetos de análise, no que diz respeito ao uso desse mecanismo narrativo, ao longo de seu enredo. Elas servirão de modelo, também, para um estudo sobre as características intrínsecas a essa utilização que podem servir de critério para um determinado tema tornar-se polêmico e ativo em uma sociedade tão dependente desse veículo comunicacional e de seus produtos midiáticos.
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