INDUÇÃO IN VITRO DE BROTOS EM JACARANDÁ-DA-BAHIA (DALBERGIA NIGRA VELLOZO)
DOI:
https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1811
Abstract
O jacarandá-da-bahia (Dalbergia nigra Vellozo) é uma espécie nativa da Mata Atlântica que está ameaçada de extinção na tentativa de conservar a espécie, a micropropagação surge como uma das soluções para este problema por ser de baixo custo e produzir plântulas com um período curto de tempo. Dessa forma, o objetivo deste projeto foi avaliar as condições mais favoráveis à indução de brotos in vitro, possibilitando o uso de técnicas de micropropagação por ser uma das etapas deste processo. Para indução dos brotos foi utilizado o meio MS e testado dois tipos de explante (segmento apical e segmento nodal) e três concentrações de TDZ (0, 5 e 20 μM). Com os resultados de número de brotos por explante, após 30 dias de inoculação, observamos que não houve interação significativa entre os explantes e as concentrações de TDZ. A diferença significativa foi encontrada apenas entre os explantes, sendo o nodal (2.26) apresentando maior número de brotos que o apical (1.16). Pode-se concluir então que as concentrações de TDZ não influenciaram no número de brotos e que o segmento nodal é o mais indicado para o processo de micropropagação.
Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2017-03-23
How to Cite
Cerri, T. C., Silva, J. O., Mantovani, A. T., Martins, G. S., dos Santos, R. C., & Werner, E. T. (2017). INDUÇÃO IN VITRO DE BROTOS EM JACARANDÁ-DA-BAHIA (DALBERGIA NIGRA VELLOZO). Revista Univap, 22(40), 658. https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1811
Issue
Section
Resumo - INIC
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International.
This license allows others to distribute, remix, tweak, and build upon your work, even commercially, as long as they credit you for the original creation.
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode
DOI:
https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1811Abstract
O jacarandá-da-bahia (Dalbergia nigra Vellozo) é uma espécie nativa da Mata Atlântica que está ameaçada de extinção na tentativa de conservar a espécie, a micropropagação surge como uma das soluções para este problema por ser de baixo custo e produzir plântulas com um período curto de tempo. Dessa forma, o objetivo deste projeto foi avaliar as condições mais favoráveis à indução de brotos in vitro, possibilitando o uso de técnicas de micropropagação por ser uma das etapas deste processo. Para indução dos brotos foi utilizado o meio MS e testado dois tipos de explante (segmento apical e segmento nodal) e três concentrações de TDZ (0, 5 e 20 μM). Com os resultados de número de brotos por explante, após 30 dias de inoculação, observamos que não houve interação significativa entre os explantes e as concentrações de TDZ. A diferença significativa foi encontrada apenas entre os explantes, sendo o nodal (2.26) apresentando maior número de brotos que o apical (1.16). Pode-se concluir então que as concentrações de TDZ não influenciaram no número de brotos e que o segmento nodal é o mais indicado para o processo de micropropagação.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International.
This license allows others to distribute, remix, tweak, and build upon your work, even commercially, as long as they credit you for the original creation.
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode