USO DE REGULADORES DE CRESCIMENTO NA GERMINAÇÃO DE SEMENTES DE MARACUJÁ AMARELO SUBMETIDAS AO ESTRESSE HÍDRICO

Paula Aparecida Muniz de Lima, Khétrin Silva Maciel, Rodrigo Sobreira Alexandre, José Carlos Lopes

Resumo


Objetivou-se com o presente trabalho estudar a germinação de sementes de maracujá amarelo tratadas com reguladores de crescimento e submetidas ao estresse hídrico. A germinação das sementes foi feita em rolos de papel germitest, colocados em câmaras de germinação tipo BOD, à temperatura de 20-30 ºC. Foram utilizados os reguladores de crescimento: poliamina, ácido giberélico, 6-benzilamina 6-purina e ácido 4-(3-indolil) butírico nas soluções de manitol com potencial osmótico 0,0 e -0,4 MPa. Foram avaliados: germinação, índice de velocidade de germinação, comprimento da parte aérea e raiz e massa seca de plântulas. O delineamento experimental foi inteiramente ao acaso, com esquema fatorial 5 x 2 (cinco reguladores de crescimento x dois agentes osmóticos). Os reguladores de crescimento atenuam os efeitos do estresse hídrico. As sementes de maracujá amarelo tratadas com reguladores de crescimento não foram eficientes para germinação e IVG.

 


Palavras-chave


potenciais osmóticos, qualidade fisiológica, vigor

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1293

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Revista Univap

Revista UniVap é uma publicação eletrônica (a partir da edição nº 29 passa a ser on-line) editada pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), que tem o intuito de promover a divulgação de pesquisas e estudos, cumprindo a tríplice missão da universidade, de proporcionar ensino, pesquisa e extensão de modo indissociável. Esta publicação incentiva as pesquisas e procura o envolvimento de seus professores e alunos em pesquisas e cogitações de interesse social, educacional, científico ou tecnológico. Aceita artigos originais, não publicados anteriormente, de seus docentes, discentes, bem como de autores da comunidade científica nacional e internacional. Publica artigos, notas científicas, relatos de pesquisa, estudos teóricos, relatos de experiência profissional e resenhas.

- ACESSO ÀS NORMAS GERAIS PARA PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS NA REVISTA UNIVAP

- FLUXOGRAMA DO PROCESSO EDITORIAL


O endereço da revista é http://revista.univap.br/index.php/revistaunivap

 

Atualmente, a Revista UNIVAP possui 9 indexadores:

O Índice de Citações da Revista UNIVAP está disponível por intermédio do Google Acadêmico <https://scholar.google.com.br/citations?user=tmYYoVwAAAAJ&hl=pt-BR>.