CRESCIMENTO DE ABOBRINHA ITALIANA (Cucurbita pepo L.) CULTIVADO COM SOLO ENRIQUECIDO COM LODO DE ESGOTO

Nathália Aparecida Bragança Fávaris, Allan Rocha de Freitas, Carla Basilio Monteiro, Manoel Victor Borges Pedrosa, José Carlos Lopes

Resumo


No Brasil, a abobrinha italiana é uma hortaliça de grande aceitação e de elevada importância econômica. O objetivo do trabalho foi avaliar o crescimento da abobrinha italiana em solo enriquecido com lodo de esgoto. O estudo foi conduzido, em casa de vegetação do Laboratório de Análise de Sementes do Centro de Ciências Agrárias e Engenharias da Universidade Federal do Espírito Santo, em Alegre–ES. Foram utilizadas sementes de abobrinha italiana (Cucurbita pepo L.) em três substratos compostos por Latossolo Vermelho Amarelo distrófico, areia lavada, e lodo de esgoto nas concentrações de 0; 40; 80 e 120 t ha-1, em  delineamento experimental de blocos casualizados. Foram analisados: número de folhas, comprimento de haste (cm) e comprimento da primeira folha (cm). Verificou-se que a concentração de 205,6 t ha-1 de lodo de esgoto proporciona maior desenvolvimento das plantas. Os maiores valores médios de crescimento foram obtidas após 60 dias da emergência.

Palavras-chave


Cucubitaceae; biossólido; substrato.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.665

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Revista Univap

Revista UniVap, e-ISSN 2237-1753, é uma publicação eletrônica (a partir da edição nº 29 passa a ser on-line) editada pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), que tem o intuito de promover a divulgação de pesquisas e estudos, cumprindo a tríplice missão da universidade, de proporcionar ensino, pesquisa e extensão de modo indissociável. Esta publicação incentiva as pesquisas e procura o envolvimento de seus professores e alunos em pesquisas e cogitações de interesse social, educacional, científico ou tecnológico. Aceita artigos originais, não publicados anteriormente, de seus docentes, discentes, bem como de autores da comunidade científica nacional e internacional. Publica artigos, notas científicas, relatos de pesquisa, estudos teóricos, relatos de experiência profissional e resenhas.

- ACESSO ÀS NORMAS GERAIS PARA PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS NA REVISTA UNIVAP

- FLUXOGRAMA DO PROCESSO EDITORIAL


O endereço da revista é http://revista.univap.br/index.php/revistaunivap

 

Atualmente, a Revista UNIVAP possui 7 indexadores e 1 diretório:

O Índice de Citações da Revista UNIVAP está disponível por intermédio do Google Acadêmico <https://scholar.google.com.br/citations?user=tmYYoVwAAAAJ&hl=pt-BR>.