AVALIAÇÃO DE CRESCIMENTO EM DUAS CULTIVARES DE CRAMBE CULTIVADAS SOB QUATRO NÍVEIS DE LUMINOSIDADE

Jean Karlos Barros Galote, Thaimã Cristina J. Rodrigues, Matheus Wandermurem da Silva, Luan Ítalo Rebouças Rocha

Resumo


O presente estudo objetivou a avaliação do desenvolvimento do sistema fotossintetizante de plantas de Crambre (Crambre abyssinica Host), variedade FMS Brilhante e FMS 1101, no município de São Mateus, norte do estado do Espírito Santo, no período de 24 de abril de 2015 a 06 de junho de 2015, sob 4 condições de luminosidade (100% a pleno sol, 63,78%, 20,68%, 6,21%), cultivadas em substrato com 50% de terra livre de componentes vegetais e 50% de substrato comercial BIOPLANT, com avaliação aos 40 DAE, avaliando o comprimento da parte aérea (CPA), matéria fresca total (MFT), matéria seca total (MSF) e área foliar (IF) As melhores respostas quanto a inibição fotossintética foram observadas para o tratamento 2 com 20,68% de luminosidade, com valores de área foliar de 33,086 cm², e massa fresca total (MFT) 34,119g.


Palavras-chave


Fotossíntese, Desenvolvimento, Brasicaceae.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1367

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Revista Univap

Revista UniVap é uma publicação eletrônica (a partir da edição nº 29 passa a ser on-line) editada pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), que tem o intuito de promover a divulgação de pesquisas e estudos, cumprindo a tríplice missão da universidade, de proporcionar ensino, pesquisa e extensão de modo indissociável. Esta publicação incentiva as pesquisas e procura o envolvimento de seus professores e alunos em pesquisas e cogitações de interesse social, educacional, científico ou tecnológico. Aceita artigos originais, não publicados anteriormente, de seus docentes, discentes, bem como de autores da comunidade científica nacional e internacional. Publica artigos, notas científicas, relatos de pesquisa, estudos teóricos, relatos de experiência profissional e resenhas.

- ACESSO ÀS NORMAS GERAIS PARA PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS NA REVISTA UNIVAP

- FLUXOGRAMA DO PROCESSO EDITORIAL


O endereço da revista é http://revista.univap.br/index.php/revistaunivap

 

Atualmente, a Revista UNIVAP possui 9 indexadores:

O Índice de Citações da Revista UNIVAP está disponível por intermédio do Google Acadêmico <https://scholar.google.com.br/citations?user=tmYYoVwAAAAJ&hl=pt-BR>.