CARACTERIZAÇÃO AGRONÔMICA DE UMA LAVOURA DE CAFÉ CONILON DA VARIEDADE CLONAL VITÓRIA INCAPER 8142

Eduardo Sudre Pereira, Richardson Sales Rocha, Sandy Queiroz Espinoso, Matheus Wandermurem da Silva, Mykael Corrêa Alves, Iuri Targa Nunes Galvão, Ismael Lourenço de Jesus Freitas, Jéferson Luiz Ferrari

Resumo


Oobjetivo dessetrabalho foi avaliar ascaracterísticasagronômicasde uma lavoura da variedade clonalVitória Incaper 8142. Foram avaliados as alturas das plantas, número de hastes e os diâmetros de caules dos treze clones da variedade clonal. Foi realizado também, o georreferenciamento das plantas avaliadas visando à elaboração do croqui do experimento. Em média, a altura das plantas foi de 1, 86 m, com diâmetro médio de caule de 2,63 cm, considerando 3,26 como sendo o número médio de hastes por planta. O clone que apresentou maior altura foi o clone 8 com 2,8 cm e o que apresentou menor altura foi o clone 9 com 1,2 cm. Em relação ao diâmetro de caule, o clone 8 foi o que apresentou maior diâmetro, com 4,3 cm em um dos caules. Os clones 4 e 5, foram os que apresentaram menor diâmetro em um dos caules, com 1,4 cm.


Palavras-chave


Melhoramento Genético; Coffea canephora; Geotecnologia.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.761

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Revista Univap

Revista UniVap é uma publicação eletrônica (a partir da edição nº 29 passa a ser on-line) editada pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), que tem o intuito de promover a divulgação de pesquisas e estudos, cumprindo a tríplice missão da universidade, de proporcionar ensino, pesquisa e extensão de modo indissociável. Esta publicação incentiva as pesquisas e procura o envolvimento de seus professores e alunos em pesquisas e cogitações de interesse social, educacional, científico ou tecnológico. Aceita artigos originais, não publicados anteriormente, de seus docentes, discentes, bem como de autores da comunidade científica nacional e internacional. Publica artigos, notas científicas, relatos de pesquisa, estudos teóricos, relatos de experiência profissional e resenhas.

- ACESSO ÀS NORMAS GERAIS PARA PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS NA REVISTA UNIVAP

- FLUXOGRAMA DO PROCESSO EDITORIAL


O endereço da revista é http://revista.univap.br/index.php/revistaunivap

 

Atualmente, a Revista UNIVAP possui 9 indexadores:

O Índice de Citações da Revista UNIVAP está disponível por intermédio do Google Acadêmico <https://scholar.google.com.br/citations?user=tmYYoVwAAAAJ&hl=pt-BR>.