NÍVEL DE RUÍDO EM OPERAÇÕES AGRÍCOLAS: ESTUDO DE CASO COM ROÇADEIRAS MOTORIZADAS

Leonardo Lã Ferrari, Stéphanie Lã Ferrari, Jéferson Luiz Ferrari

Resumo


Este trabalho teve como objetivo verificar os níveis de ruído emitidos por máquinas agrícolas durante operações de roçagem. Foram medidos e avaliados, em condições de campo, os níveis de ruído emitidos por um microtrator cortador de grama e por uma roçadeira costal motorizada. O equipamento empregado para se fazer a medição foi um decibelímetro digital Sound Meter. Foram feitas medições, antes e durante as operações. Durante as operações foram feitas medições até o raio de 15 m, sempre do lado direito do operador. O método de avaliação foi baseado no nível de ruído, no posto de operação, de tratores e máquinas agrícolas (NBR 9.999/1987), que é a norma brasileira específica para a medida de ruído em tratores e seus efeitos sobre o tratorista, e na Norma 15/1978, do Ministério do Trabalho e do Emprego, que indica como prejudicial, o ruído de 85 dB para uma exposição máxima de 8 horas diárias. Antes das operações de roçagem, o nível sonoro da paisagem era de 30 dB e, durante as operações, o nível de ruído não ultrapassou o valor recomendado, apresentando valor máximo de 85 dB. 


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.839

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Revista Univap

Revista UniVap é uma publicação eletrônica (a partir da edição nº 29 passa a ser on-line) editada pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), que tem o intuito de promover a divulgação de pesquisas e estudos, cumprindo a tríplice missão da universidade, de proporcionar ensino, pesquisa e extensão de modo indissociável. Esta publicação incentiva as pesquisas e procura o envolvimento de seus professores e alunos em pesquisas e cogitações de interesse social, educacional, científico ou tecnológico. Aceita artigos originais, não publicados anteriormente, de seus docentes, discentes, bem como de autores da comunidade científica nacional e internacional. Publica artigos, notas científicas, relatos de pesquisa, estudos teóricos, relatos de experiência profissional e resenhas.

- ACESSO ÀS NORMAS GERAIS PARA PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS NA REVISTA UNIVAP

- FLUXOGRAMA DO PROCESSO EDITORIAL


O endereço da revista é http://revista.univap.br/index.php/revistaunivap

 

Atualmente, a Revista UNIVAP possui 9 indexadores:

O Índice de Citações da Revista UNIVAP está disponível por intermédio do Google Acadêmico <https://scholar.google.com.br/citations?user=tmYYoVwAAAAJ&hl=pt-BR>.