ÁREA FOLIAR ATACADA PELO BICHO-MINEIRO DE UMA LAVOURA DE CAFÉ ARÁBICA, CULTIVAR OBATÃ 603

Eduardo Sudre Pereira, Richardson Sales Rocha, Sandy Queiroz Espinoso, Matheus Wandermurem da Silva, Jéferson Luiz ferrari

Resumo


Este estudo teve por objetivo avaliar à área foliar atacada pelo Bicho-mineiro de uma lavoura de café arábica, cultivar Obatã 603, situada no Instituto Federal do Espírito Santo - Campus de Alegre. Para tanto foram realizadas amostragens de folhas retiradas dos terços superior, médio e inferior de cada planta selecionada. Foram escolhidas vinte e três plantas, totalizando sessenta e nove amostras. Essas amostras foram levadas até o Laboratório de Geoprocessamento e foram fotografadas e, em seguida, foram realizadas as seguintes medições: Área total e perímetro das folhas, e área afetada pelo ataque do Bicho-mineiro. Em média, as áreas afetadas foram de 5,6 cm² (terço superior), 4,4 cm² (terço médio) e 4,3 cm² (terço inferior). O ataque pelo bicho mineiro corresponde á 17,50% no terço superior, 12,07% no terço médio e 11,35% no terço inferior das plantas da lavoura estudada.

Palavras-chave


Palavras-chave: Coffea, Manejo de pragas e doenças, Sensoriamento remoto.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.809

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Revista Univap

Revista UniVap é uma publicação eletrônica (a partir da edição nº 29 passa a ser on-line) editada pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), que tem o intuito de promover a divulgação de pesquisas e estudos, cumprindo a tríplice missão da universidade, de proporcionar ensino, pesquisa e extensão de modo indissociável. Esta publicação incentiva as pesquisas e procura o envolvimento de seus professores e alunos em pesquisas e cogitações de interesse social, educacional, científico ou tecnológico. Aceita artigos originais, não publicados anteriormente, de seus docentes, discentes, bem como de autores da comunidade científica nacional e internacional. Publica artigos, notas científicas, relatos de pesquisa, estudos teóricos, relatos de experiência profissional e resenhas.

- ACESSO ÀS NORMAS GERAIS PARA PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS NA REVISTA UNIVAP

- FLUXOGRAMA DO PROCESSO EDITORIAL


O endereço da revista é http://revista.univap.br/index.php/revistaunivap

 

Atualmente, a Revista UNIVAP possui 9 indexadores:

O Índice de Citações da Revista UNIVAP está disponível por intermédio do Google Acadêmico <https://scholar.google.com.br/citations?user=tmYYoVwAAAAJ&hl=pt-BR>.